Livro descreve 804 gols de Zico, maior ídolo do Flamengo: ‘É algo para a posteridade’, afirma um dos autores

Mário Helvécio e Bruno Lucena, já falecido, torcedores do Flamengo e fãs de Zico, tiveram a ideia de produzir livro sobre o maior jogador da história do clube. Esbarraram na dúvida: com tanta bibliografia já existente sobre o ex-jogador, como tornar esse novo texto relevante?

Foram ambiciosos. Decidiram detalhar todos os gols do Galinho. Os marcados por Flamengo, Brasil, Udinese e no Japão. Jogos oficiais e amistosos. Gols na base e às vésperas da aposentadoria. Convidaram o também rubro-negro Marcelo Abinader e formaram o trio de autores do livro “A História de Todos os Gols de Zico”, da Editora Tinta Negra, que foi lançado em fevereiro.

Levaram quase seis anos, desde as primeiras reuniões até o vasto trabalho de pesquisa. Os autores exploraram reportagens antigas de jornais impressos e cruzaram as informações com acervos de vídeo dos gols.

Tiveram a ajuda de pesquisadores na Itália e de japoneses para fazer a transcrição de textos e narrações do período em que Zico atuou pelo Sumitomo Metals, que depois teve o nome mudado para o conhecido Kashima Antlers.

São 804 gols descritos no livro, desde 1968, quando Zico era apenas um garoto na base rubro-negra, até 1994, quando ele encerrou a carreira. A pesquisa resultou na correção de dois números históricos sobre o ex-craque.

— Descobrimos que foram 334 gols de Zico no Maracanã, não 333, como se pensava até o livro. A quantidade de gols em jogos festivos foi maior também, 25 e não 22 — disse Mário Helvécio.

Para Marcelo Abinader, o valor da publicação é a função historiográfica que ela tem, ao servir como referência para pesquisas futuras sobre Zico:

— Sem falsa modéstia, deixamos algo para a posteridade. É um presente para quem ama futebol. Sou pesquisador e sei da dificuldade que é achar registros antigos. Jornais e livros são um legado para o futuro.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior./Fonte: extra.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *