Gestão da inovação a partir da ISO 56002

A inovação está intimamente ligada à resiliência de uma organização, tendo em vista que é um contribuinte importante para seu sucesso, pois aumenta a capacidade de se adaptar em um mundo de mudança.

No entanto, a captura de grandes ideias e novas invenções deve ser realizada por meio de um gerenciamento célere e eficaz. Por esse motivo, após mais de 10 anos de estudo, para o qual mais de 163 países contribuíram com as melhores práticas em inovação, foi publicada a ISO 56002, voltada para a gestão de inovação aderente às mudanças que estão ocorrendo, principalmente com a chegada da nova revolução industrial (indústria 4.0). É a primeira norma internacional para este sistema que conta com outras normas de apoio.

É importante destacar que a nova série de Normas Internacionais ISO 56000 tem como objetivo fornecer a todos os tipos de organizações, independente do porte ou setor, diretrizes e processos que lhes permitam obter o máximo de projetos inovadores, tendo em vista que a inovação e o seu gerenciamento eficaz, permite o crescimento da empresa e estimula a criatividade de seus colaboradores.

Gestão da inovação

A ISO 56002 (Gestão da inovação – Sistema de gestão da inovação – Orientação) abrange todos os aspectos da gestão da inovação, desde a geração da ideia até a inserção de um novo produto no mercado. A norma poderá ser aplicada a todos os tipos de organizações, independe do setor ou tamanho, para todos os tipos de inovações (produto, serviço, processo, modelo e método, variando de incremental a radical) e todos os tipos de abordagens (inovação interna e aberta, atividades de inovação orientadas ao usuário, ao mercado, à tecnologia e ao design).

A ISO 56003 (Gestão de Inovação – Ferramentas e métodos para a parceria em inovação – Orientação) fornece uma abordagem estruturada para organizações que buscam inovar em parceria com outra organização. A ISO/TR 56004 (Avaliação de Gestão da Inovação – Orientação) visa ajudar as organizações a revisar de forma mais eficiente seus processos de gestão da inovação, para que seu desempenho melhore continuamente.  A ISO 56002 (Gerenciamento de Inovação – Sistema de Gerenciamento de Inovação – Orientação) oferecerá orientações para o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema real de gerenciamento de inovação.

Estamos vivendo a quarta Revolução Industrial e a inovação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As empresas necessitam se reinventar e se destacar entre a concorrência, além disso, precisam evitar a descontinuidade de seus produtos e serviços. Porém, a gestão da inovação deve ser eficaz para permitir melhor resultado e envolvimento da equipe, além de estimular melhorias e inovações constantes.

Estrutura facilmente integrada

A ISO será o start para mudança do mindset da empresa, mudança da cultura, quebra de paradigmas, e o estabelecimento de processos simples e funcionais que proporcionam atuação rápida diante das mudanças. É importante destacar que a ISO 56002 possui estrutura que será facilmente integrada a outras normas como, por exemplo, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Muitos são os benefícios com a implementação de um sistema de gestão da inovação: internos, externos, culturais, organizacionais e de mercado, que refletem em valores financeiros e não financeiros. Um sistema de gestão da inovação é essencial para todas as empresas que precisam se reinventar, aumentar sua carteira de ofertas, aprimorar sua eficiência e alavancar a cultura de criatividade, colaboração e se manter competitiva.

Por Redação do Sobral Pop News com fonte do www.senai-ce.org.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *