Campanha antirrábica em Sobral inicia nesta segunda-feira, 1º de agosto

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciou, nesta segunda-feira (01/08), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Assim como em 2021, a campanha de vacinação deste ano será realizada em domicílio pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). Caso o tutor deseje, pode também levar o animal ao ponto fixo de vacinação na sede da Zoonoses de Sobral (Rua Finlândia, 201 – bairro Juvêncio de Andrade).

A campanha de vacinação antirrábica tem grande impacto na saúde pública do município, pois evita a doença entre animais e previne a transmissão do vírus. Em 2021, foram vacinados 37.913 cães e 34.638 gatos, totalizando 72.551 animais protegidos contra o vírus.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Os cães e gatos podem iniciar a primeira dose da vacina a partir dos seis meses de idade e tomar o reforço anualmente. Fêmeas gestantes também devem ser vacinadas.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: falasaudesobral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *