Anéis de Saturno se formaram há 100 milhões de anos, indica estudo

HISTÓRIA DO SISTEMA SOLAR🪐 • Os anéis de Saturno são um dos elementos mais magníficos e chamativos do nosso Sistema Solar. Mas, de acordo com a dados obtidos da sonda Cassini, enviada pela Nasa ao planeta, eles podem não ser tão antigos assim.

Nesta quinta-feira (15), cientistas disseram que um cálculo da massa dos anéis, com base em medições gravitacionais do planeta coletadas pela Cassini, indicou que eles se formaram entre 100 milhões e 10 milhões de anos atrás – aproximadamente nos 2% finais da idade atual de Saturno.

Para se ter uma noção de tempo, há 100 milhões de anos os dinossauros ainda “dominavam” o planeta Terra. As descobertas desafiam a noção defendida por alguns astrônomos de que os anéis se desenvolveram logo após a formação de Saturno, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, junto com outros planetas, incluindo o nosso.

🪐 Saturno é o 6º planeta a partir do Sol e o 2º maior do Sistema Solar, depois de Júpiter. Os anéis do gigante gasoso têm um diâmetro de cerca de 282 mil km e são 99% compostos por de gelo e 1% por partículas de silicato de detritos interplanetários.

➡️ Cientistas suspeitam que os anéis de Saturno possam ter se formado quando um grande cometa ou uma lua se aventurou por muito perto do planeta e foi destruído por forças gravitacionais ou até mesmo colidiu com alguma das 62 luas conhecidas do gigante gasoso.

Por Redação do Sobral Pop News/ Fonte: CNNBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *