Rocco Morabito, conhecido como o “rei da cocaína”, é extraditado para Itália

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (5) a extradição do italiano Rocco Morabito, conhecido como “o rei da cocaína”. Uma aeronave do governo italiano pousou em Brasília (DF) sob um forte esquema de segurança para repatriar o traficante. Rocco era considerado um dos criminosos mais procurados do mundo pelo envolvimento na organização criminosa conhecida como Ndrangheta, uma das mais atuantes da máfia na Itália. Ele foi preso pela Polícia Federal em maio do ano passado em João Pessoa (PB)em uma operação conjunta com a Interpol. Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou sua extradição para a Itália.

“A prisão de fugitivos ligados a essa máfia é um objetivo central do projeto Interpol Cooperation Against ‘Ndrangheta (I-CAN), que já ajudou a prender mais de 25 fugitivos em todo o mundo desde seu lançamento em 2020. O Brasil é um dos 10 países participantes do projeto I-CAN, conectando unidades policiais especializadas estrangeiras para compartilhar inteligência e fazer parceria em operações de combate à máfia”, diz a PF em nota.

Rocco iniciou suas atividades criminosas no final dos anos 80, quando tinha pouco mais de 20 anos, em Milão, onde gerenciou uma lucrativa rede de tráfico de drogas, com ramificações na América do Sul. Em seu país de origem, foi condenado a 30 anos de prisão por associação criminosa e tráfico de drogas, mas passou grande parte dos últimos 25 anos fugindo da polícia.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: gazetadopovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *