Os íntegros não serão envergonhados no dia mal !

SALMOS 37: 18 – 20.

O SENHOR conhece os dias dos íntegros; A herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão. Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como o viço das pastagens; serão aniquilados e se desfarão em fumaça”.

Antes de refletirmos nesse texto, é necessário pensarmos na palavra: ÍNTEGRO. É um adjetivo e significa: INTEIRO – COMPLETO – TOTALMENTE PROBO – IRREPREENSÍVEL NA SUA CONDUTA – HONESTO – INCORRUPTÍVEL. (PROBO: ADJETIVO: De caráter íntegro; honrado, honesto, reto).

Os íntegros não serão envergonhados no dia mal”. Você deve estar pensando: “Mas, nessa vida tudo o que vemos são pessoas boas sendo humilhadas e envergonhadas!”. Sim. No contexto humano, pensando na realidade que conhecemos e vemos todos os dias, infelizmente é o que mais acontece. Os maus perseguindo, humilhando e se aproveitando da bondade, humildade e simplicidade daqueles de menos condição social. Essa é a realidade de um mundo dominado pelo mal. É a herança genética que recebemos dos nossos primeiros pais, em consequência de uma escolha errada que pôs nosso planeta numa condição desfavorável e a humanidade, perdida. Infelizmente, nesse caso, ninguém escapa. O grande Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: “Pois todos pecaram e carecem da glória de DEUS”. Romanos 3: 23. E no capítulo 6: 23, ele completa: “Porque o salário do pecado é a morte…” Pp.

Então veja: Todos pecaram, e o salário do pecado é a morte! Podemos entender porque todos morrem? Pra piorar, esse salário do pecado, não se trata dessa morte que vemos todos os dias à nossa volta. Trata-se do salário, ou seja, a consequência “fim”. É uma referência à morte eterna. Isso implica que dessa morte todos irão ressuscitar um dia. Uns para receber a vida eterna, outros, para novamente morrer, e agora sim, a morte eterna. (Tema que trataremos no futuro).

Agora podemos compreender melhor as palavras do salmista. Ele não está fazendo referência ao cotidiano, às justiças e injustiças deste mundo. Até porque nesse mundo não existem “justiças”. O salmista está fazendo referência ao dia final. O dia do ajuste de contas. Naquele dia o ÍNTEGRO não será envergonhado. Quando todos comparecerem diante do Juiz de toda a Terra, aqueles que confiaram no SENHOR, que entregaram suas vidas a Ele, que descansaram Nele, deixaram à ira e abandonaram o furor, que aceitaram a justiça de Cristo em lugar da sua própria. Esses não precisarão temer, porque Cristo assumiu seu lugar como Advogado e mediador. Ele perdoou seus pecados e os cobriu com Sua própria justiça e os lavou com o Seu sangue. “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”. João 1: 7.

  1. O SENHOR conhece os dias do íntegro…”. Não importa o que tenhamos de passar nessa vida, temos uma certeza, DEUS nos tem na palma de Suas mãos. Ele conhece nossos dias e sabe que não está longe o final ajuste de contas, quando receberá Seus filhos em Seu reino e lhes concederá a tão almejada herança.
  2. A herança deles permanecerá para sempre…”. Enquanto a alegria dos ímpios é passageira, fugaz, e se dissipará como folhas secas levadas pelo vento. A herança dos salvos será eterna.
  3. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão…”. Humilhados, maltratados, injustiçados nesta vida? Aflições e escassez? Nada disso importa quando temos a certeza que DEUS nos dá: “Mais um pouco de tempo e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás”. Salmos 37: 10. Nesse dia final, os ímpios perecerão, os íntegros se fartarão. Os ímpios se conformam com o que têm no presente e buscam riquezas ao custo de suas vidas, enquanto os íntegros, não estão preocupados com isso, porque têm a certeza de algo maior e eterno.

O salmo 37 é um paralelo entre o ímpio e o íntegro, o justo e o injusto. E, o resultado final das escolhas de cada um.

Ímpio, é aquele que é mau, orgulhoso, injusto, amante da desobediência, da ira e o furor, da desonestidade, impureza moral e da mentira. O íntegro é aquele que é reto, puro, honesto, incorruptível, amante da lei e da obediência. Que se compraz com a simplicidade e ama a justiça. Um receberá uma herança incorruptível e eterna enquanto o outro será envergonhado no juízo e perecerá para sempre. Qual sua escolha? De qual lado você deseja estar no dia final? A escolha é sua.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *