Pouco,Porém, Abençoado !

SALMOS 37: 16 – 17.

Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o SENHOR os sustém”.

À primeira vista parece contraditório e até desanimador, se olharmos pela ótica humana. Com a ideia de que os justos sempre sofrem, têm que se conformar com o pouco, enquanto os maus sempre se dão bem e têm abundância. Graças a DEUS que a ótica dos salmos e das Escrituras como um todo, não é humana, mas divina. 

Vamos entender uma coisa: A Bíblia não é contrária às riquezas, ou bênçãos materiais, nem contra o dinheiro em si. O problema não está com o dinheiro ou com as riquezas. Muitos dos servos de DEUS do passado e até do presente foram homens de grandes posses, como Abraão, Isaque, Jacó, José do Egito, Jó, Davi, Salomão e tantos outros. O que as Escrituras falam é contra o amor ao dinheiro, este sim, é a raiz de toda espécie de males. (I Timóteo 6: 10). No verso 11, continua: “Tu, porém, ó homem de DEUS, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. Veja: Os mesmos princípios ensinados nos salmos. Quando Paulo fala: Foge destas coisas, a ênfase não é ao dinheiro ou riquezas, esses são apenas as motivações. O conselho é fugir da avareza, ganância, impiedade, injustiça. A questão em pauta é em como se utiliza o dinheiro e as riquezas. O mau uso, e a falta de reconhecimento de quem de fato concede todas as bênçãos, isto é o que caracteriza ser ímpio. Ímpio deriva de impiedade, maldade, iniquidade, pecado.

Por que o pouco do justo vale mais que a abundância de muitos ímpios? Há um provérbio popular que diz: “O pouco com DEUS é muito, o muito sem DEUS não é nada”. O pouco abençoado por DEUS vale mais que qualquer riqueza sem a bênção do SENHOR.

Como saber quando o nosso pouco, ou o que temos, é abençoado por DEUS?

Vemos uma advertência um conselho no livro de Deuteronômio 8: 17 – 18.

Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu DEUS, porque é Ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê”.

  1. ADVERTÊNCIA: “Não digas no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas…”.
  2. CONSELHO: “Antes, te lembrarás do SENHOR… Ele é o que te dá força para adquirires riquezas”.

Quando nos lembramos de que dependemos de DEUS e é Ele quem nos dá a vida, a saúde, inteligência, discernimento e força para trabalhar, quando demonstramos nossa gratidão e amor por Ele e Sua causa, não há porque não abençoar. Mas, considerando que DEUS vê o todo, Ele sabe que mesmo que passemos por aflições, ou dificuldades, Sua grande bênção aos Seus filhos é o que Ele tem preparado para o futuro. Veja: “Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam”.

Nesse mundo compensa confiar, esperar, e amar o SENHOR. O que temos, pode até ser pouco, mas o importante é que seja abençoado!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *