O Caminho- Atos 9:2

ATOS 9: 2.

E lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém”.

Inicialmente os discípulos não eram conhecidos como cristãos e sim, como um movimento, ou, seita, chamada “O CAMINHO”. O qual Saulo de Tarso perseguiu, considerando ser uma rebelião contra Deus, até que, ele mesmo o encontrou, o aceitou e foi transformado.

Não se sabe ao certo porque eram chamados assim. Uma possibilidade pode ter sido uma conveniência entre os próprios discípulos; considerando serem seguidores de Jesus, que se identificou como “O Caminho” João 14: 6.

Foram chamados de cristãos, primeira vez, em Antioquia; porque os discípulos só falavam de Cristo; ensinavam, pregavam e viviam os Seus ensinos; eram verdadeiramente seguidores de Cristo; portanto, passaram a ser chamados de “cristãos”. Atos 11: 26.

Entretanto, é muito sugestiva a ideia de serem chamados de “O CAMINHO”, por várias razões: 1- Eram seguidores de Jesus, que é o Caminho.

2- Jesus os instruiu a “entrarem pelo caminho estreito”- Mateus 7: 14.

3- O caminho verdadeiro é estreito, apertado, difícil de ser encontrado, mas, é o que conduz ao céu. (Mateus 7: 14).

4- “O Caminho”- significa que tem o início e o fim, mas é preciso trilhá-lo.

5- A jornada pelo “Caminho” significa o seguir na trilha. Ou seja, obedecer a tudo que o Mestre ensinou (João 14: 15; 21; 15: 7, 14; 17: 3).

Jesus afirmou categoricamente que só há um caminho que leva ao céu (João 14: 6; Atos 4: 12). Só precisamos seguir Suas pegadas.

Todas as vezes que nos encontrarmos numa encruzilhada, basta seguir as Suas pegadas. Por exemplo: Qual o dia de descanso? (Lucas 4: 16); o que Ele revelou sobre a validade da Lei? (Mateus 5: 17-19); existe uma alma imortal, ou a morte é um sono profundo e inconsciente do qual um dia todos irão despertar? (João 11: 11-14; 5: 28-29); O que Ele ensinou sobre a importância do matrimônio? (Marcos 10: 9-12).

A Palavra de Deus é a luz, o GPS e, e o par de pegadas deixadas por Jesus. Somente através do estudo diligente e a prática dos Seus ensinos, encontraremos “O CAMINHO” que leva ao céu.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *