NO ÉDEM – Gênesis 2: 15.

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no Jardim do Éden para cultivá-lo e o guardar.”

Originalmente, Éden, significa Paraíso! (Wikipédia).

“No mito de criação judaico-cristão, o Jardim do Éden…”. Wikipédia.

Aabordagem a esse temainicia,considerando o Éden como um Mito. Realmente, para quem não crê nas Escrituras como o Livro de Deus, ou como um livro sagrado que contém a História das origens, a Bíblia não passa de um mito, bem como tudo o que nele está escrito. Nesse caso o Éden seria também um mito.

Considerando, entretanto, que a Bíblia é um livro real e suas mensagens são a revelação de Deus ao Homem, o Jardim do Éden, é o Paraíso criado por Deus e dado aos nossos primeiros pais para sua habitação.

Apesar de ser o lugar perfeito, Deus não queria que o Homem vivesse ocioso, ao contrário, logo ao cria-lo, deu-lhe, duas atividades fundamentais:

  1. Cultivar;
  2. Guardar.

Cultivar – Se Deus deu esta incumbência, é porque o Homem poderia utilizar sua criatividade e plantar o que quisesse, onde quisesse e se divertisse criando novas atividades e benfeitorias no Jardim. Ele tinha liberdade pra desenvolver sua criatividade.

Guardar – Por quê?

O jardim, bem como o próprio planeta era de sua responsabilidade. O mal já existia e, Adão e sua esposa haviam sido informados e instruídos quanto ao que fazer para proteger e guardar o lar edênico e sua prole.

Deus colocou dois símbolos no meio do Jardim. A árvore da Vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

A primeira perpetuaria a vida, e representava sua aceitação, dependência e amor ao seu Criador, enquanto que a outra simbolizava sua rejeição. De uma ou outra forma, estariam fazendo uso do seu livre arbítrio, ou, sua liberdade para escolher servir a Deus por amor, ou simplesmente rejeitá-lo, e não se submeter à Sua autoridade como CRIADOR, SENHOR E PAI. Considerando que só há vida estando ligados à fonte de vida, separar-se dessa fonte(Deus), significa morte, ou seja, inexistência de vida.

A segunda árvore (do conhecimento do bem e do mal) – O problema não é que fosse venenosa e morreriam em seguida ao comer. A transgressão à Lei de Deus significaria sua rejeição a Ele e obediência ao chefe da rebelião (Satanás). Unir-se ao exército da rebelião e,consequentemente separar-se de DEUS, o resultado naturalseria morrer, ou ser eliminado com o mal.

Conhecemos a história. Não precisamos ir longe para entender que o mal existe; que é real. O sofrimento e a dor, as doenças e a morte estão à nossa volta. Infelizmente embora informados, nossos primeiros pais escolheram mal. A questão agora seria: O que fazer? Como escapar das consequências de escolhas erradas? Qual a única solução para o problema do pecado? Essas e outras questões, abordaremos em temas futuros.

Hoje, importa saber que Deus se importa conosco. Inicialmente concedeu um lar edênico, concedeu inteligência, sabedoria e criatividade; capacidade física para desenvolver todas as atividades; conselhos e orientações em sua Palavra. Jamais deveríamos atribuir a DEUS as falhascometidas peloHomem. De igual forma, hoje, o Criador continua nos convidando para participarmos do Novo Jardim do Éden que tem preparado para Seus filhos fiéis(Apocalipse 21).

Qual será sua resposta?

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *