Levar cotoveladas? O BBB23, e a autoestima masculina ante potência da Mulher

“Proteja suas amigas”… grita a frase escancarada de tetos a chãos em alguns espaços do Ceará. A obra das “Terroristas del Amor”, coletivo formado pelas artistas visuais cearenses Dhiovana Barroso e Marissa Noana, muito nos ensina em poucas palavras.

Longe dali, frases de homens pronunciadas e disseminadas em tempo real e mundo afora cruzam as (des)fronteiras do Big Brother Brasil 23 em desacato não apenas a mulheres lá de dentro, mas a tantas outras daqui.

“Já vai levar umas cotoveladas na boca” é apenas uma delas, ditas por Gabriel Tavares, em um diálogo tipo corriqueiro, em tom de brincadeira (?), a Bruna Griphao, com quem ele tem um relacionamento (?) na casa.

Volto à frase da Pinacoteca e penso: nossas mulheres precisam de uma proteção que começa, antes de tudo, pela parceria, numa espécie de chacoalhada que reforce o quanto a força feminina, parece que tem sido domesticada ao modo masculino, de forma que os corpos e mentes – e corações – são desensinados e se habituam a serem seres não-livres. Presos a sentimentos e obrigações que não nos convêm – ou não deveriam.

Por Redação do Sobral Pop News/ Fonte; DN por Dahiana Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *