Jovens driblam dificuldades para seguir carreira na música erudita

Os selecionados para o XXI Festival Eleazar de Carvalho, que ocorre na Universidade de Fortaleza (Unifor), dividem uma relação com a música erudita que vem desde muito cedo. Até o próximo dia 21 de julho, o evento oferece formação e aperfeiçoamento para jovens músicos do Ceará e de outras regiões do país. Ao todo, 300 pessoas foram selecionadas para participar das aulas ministrados por professores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Uma das participantes é Mírian Cruz, de 16 anos. O interesse pela arte ocorreu por influência de dois irmãos, que são músicos e decidiram montar o projeto Acordes Mágicos para ensinar jovens do Bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, a tocar.

Mírian já havia se aventurado a tocar flauta transversal, mas foi no violoncelo que se encontrou. “Pra mim, tocar foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. É o que eu quero fazer pelo resto da vida”, dimensiona.

Junto com primos e outros irmãos, a jovem montou um conjunto artístico que se apresentou no festival nesta semana. Segundo Mírian, a música possibilitou um contato mais próximo com os familiares. “Eu era muito fechada, mas depois que comecei a tocar com eles, eu mudei. Pra mim, ficou mais fácil me relacionar com as pessoas”, insere.

Mírian Cruz já havia se aventurado a tocar flauta transversal, mas foi no violoncelo que se encontrou. — Foto: Rômulo Costa / Sistema Verdes Mares

Mírian Cruz já havia se aventurado a tocar flauta transversal, mas foi no violoncelo que se encontrou. — Foto: Rômulo Costa / Sistema Verdes Mares

Desejo de criança

A música também está presente desde muito cedo na vida de Evaneto Melo. Desde criança, ele demonstrava interesse em aprender a tocar flauta, o que motivou os pais a matriculá-lo em um conservatório.

Logo o interesse pela flauta transversal surgiu. Hoje, aos 14 anos, o jovem é estudante do curso técnico de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um orgulho para ele, já que normalmente os alunos chegam nessa escola a partir dos 16 anos.

Apesar da pouca idade, Evaneto tem certeza que quer seguir carreira na música. “Eu decidi ser músico e tenho prazer em dizer isso. Sonho em um dia poder tocar na Orquestra Filarmônica de Berlim. Meu desejo é transmitir para as pessoas o sentimento de que a música é algo bom”, determina.

Aos poucos, os desejos do adolescente vão se desenhando. Pela primeira vez no Festival Eleazar de Carvalho, ele já foi selecionado para integrar a orquestra que se apresenta no encerramento do evento.

Para Evaneto, é uma oportunidade de mostrar o próprio talento e de compartilhar experiências com outros músicos. “Eu fiquei muito honrado, porque eu gosto de tocar em orquestra. É uma massa de som muito grande, algo muito vivo”, descreve.

Aos 14 anos, Evaneto Melo é estudante do curso técnico de Música da UFRN e garante ter certeza de que quer seguir carreira na música. — Foto: Rômulo Costa / Sistema Verdes Mares

Aos 14 anos, Evaneto Melo é estudante do curso técnico de Música da UFRN e garante ter certeza de que quer seguir carreira na música. — Foto: Rômulo Costa / Sistema Verdes Mares

O Festival Eleazar de Carvalho teve início no último domingo (30) e, diariamente, oferece apresentações gratuitas no Teatro Celina Queiroz, às 20h. No encerramento do evento, no próximo dia 21, os alunos realizam uma grande apresentação na Praça Central do campus da Unifor.

G1 Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *