DOM PEDRO II: O CURIOSO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Em viagem aos EUA, Pedro II foi o primeiro líder brasileiro a ganhar prestigio nas terras do Norte

Dom Pedro II em uma das pinturas oficiais do Brasil Império
Dom Pedro II em uma das pinturas oficiais do Brasil Império – Getty Images

Dom Pedro II foi o primeiro líder brasileiro a viajar aos Estados Unidos e ganhar os corações dos yankees. Nosso monarca fez uma longa visita ao país em 1876, quando seu carisma fez com que os americanos gostassem muito de sua presença, a ponto de ter ganhado vários votos na eleição seguinte ao ocorrido.

O momento foi significante. Não só era a primeira viagem de um governante brasileiro aos EUA, como também foi a primeira vez que um monarca em poder pisava na pioneira das Repúblicas modernas.

Não se tratava de uma visita oficial, mas mais uma das viagens curiosas do Imperador.  Mesmo assim, a jornada foi cheia de compromissos. Lá conheceu diversas instituições, desde escolas, fábricas e até prisões. Por onde passava, Pedro gerava facínio. A parada mais agitada, sem dúvida, foi a inauguração da Exposição Universal da Filadéllfia, temática dos 100 anos de independência do país, que Pedro II acompanhou, interessado.

A relação dócil entre Pedro II e os americanos culminou numa situação, no mínimo, engraçada: o Imperador ganhou uma candidatura — simbólica — à presidência. No ano de sua viagem, 1876, haveria campanhas presidenciais para a eleição do ano seguinte.

Em meio à euforia da presença do adorado Pedro II, um homem escreveu à The New York Herald uma piada em que lança a chapa de Dom Pedro II para presidente, e Charles Francis Adams, descendente do pai da pátria John Adams, para vice. A ideia era clara na mensagem: o povo estava cansado de pessoas comuns e queriam seguir em frente com outro estilo. 

Gravuras de Pedro II nos EUA / Crédito: Domínio Público

Segundo o jornalista Sebastião Salgano, Pedro II teria realmente recebido votos nas cédulas da eleição. Pedro teria, segundo o entusiasta da monarquia, milhares de votos na Filadélfia, onde ganhou mais apoio dos estadunidenses.

A viagem de Pedro II foi rapidamente esquecida nos EUA, assim como a piada de sua candidatura. Porém, para Dom Pedro, algumas coisas vistas nos EUA não perderiam seu gosto nunca mais.

Um grande exemplo foi a euforia causada no monarca pela invenção de Graham Bell, conhecida na Exposição da Filadélfia. Ao voltar para o Brasil, Pedro trouxe exemplares do telefone. Ele teria também ganhado inspirações no sistema público de educação nos EUA, mesmo que esta tenha sido deficitária durante toda a História do Império, ou mesmo da maior parte da República.


Para saber mais sobre Dom Pedro II recomendamos as obras a seguir:

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, Paulo Rezzutti, 2019 – https://amzn.to/2L3sXcE

D. Pedro II, José Murilo de Carvalho, 2007 – https://amzn.to/34pqCR3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Por Redação do Sobral Pop News, com informações do site Aventuras da História – Coluna Curiosidades Brasil por ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 29/11/2019, ÀS 08H00224

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *