Ataques criminosos deixam 49 cidades do Ceará sem serviços bancários

O Ceará tem 49 cidades com serviços bancários parcial ou totalmente suspensos devido a ataques de bandos criminosos, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará. Por segurança, a opção encontrada foi deixar pouco dinheiro nos caixas; em alguns municípios, os moradores se deslocam para cidades vizinhas.

O aposentado Francisco Ferreira da Silva não conseguiu sacar dinheiro quando procurou uma agência na cidade de Barreira: “disseram que não tinha dinheiro. Pouquinho dinheiro e era só em uma caixa”.

O Banco do Brasil informou que a agência de Barreira, que foi atacada por bandidos há um ano e oito meses, só funciona com dinheiro que circula na cidade. Já em Santana do Acaraú, no norte do Ceará, o ataque foi em setembro do ano passado, e o banco permanece fechado.

Desde então, moradores da localidade sofrem com a precariedade dos atendimentos e a redução dos serviços. O lavrador José Walter Gomes, de Santana do Acaraú, lamenta: “Tenho que ir até Massapê ou Sobral. Não é perto, tem que pagar passagem cara. Além disso há o perigo de assaltos na estrada.”

“As passagens de ônibus são R$ 15, mais de R$ 15, aí já é dificuldade. E se fosse aqui em Santana, saía melhor”, reclama a aposentada Fátima Alves.

Nesta terça-feira (7), o ataque ocorreu em um barco na cidade de Irauçuba, na Região Norte do Ceará, ser atacado.

Com a investida registrada em Irauçuba já são oito ataques contra bancos ocorridos no Ceará em 2019. Os demais casos aconteceram nos municípios de Cariré, Croatá, Tururu, Tamboril, Tianguá, Tejuçuoca e Graça.

Durante o ataque, o secretário da Agricultura do município, Ivan Melo, foi feito refém pelos bandidos e liberado logo em seguida.

De acordo com o subcomandante Medeiros, da Guarda Municipal de Irauçuba, o grupo ficou espalhado pela cidade e realizou vários disparos por cerca de uma hora.

“Os criminosos estavam espalhados pela cidade. Tinham homens que atiraram por várias partes, tanto aqui na agência como nas ruas próximas ao banco. O tiroteio começou por volta das 3h15 e 3h30 da madrugada e se estendeu até as 4h30”, afirmou o agente de segurança.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *