Queiroga diz que há condições no Brasil para anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional

COVID – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e TV, neste domingo (17). No discurso, Queiroga diz que há condições no Brasil para anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin).

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, declarou o ministro.

A portaria do governo que estabeleceu a Espin foi publicada em fevereiro de 2020, poucos dias depois de a OMS declarar emergência internacional de saúde pública e quando os primeiros casos no Brasil começaram a investigados.

Essa portaria permitiu que o governo federal e os governos estaduais e municipais tomassem uma série de medidas, como o uso obrigatório de máscaras em determinados locais e a autorização emergencial para vacinas.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior./ Fonte: GloboNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *