Policial penal leva ‘surra’ em treinamento no Ceará

O vídeo de uma luta durante um curso de formação no Ceará mostra um policial penal recebendo socos e sendo levado de volta ao combate mesmo após cair várias vezes. O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen) emitiu uma nota, nesta sexta-feira (17), denunciando a prática de “tortura”, após a divulgação do vídeo.

Nas imagens, o homem troca socos e pontapés com um lutador bem mais alto que ele e, por várias vezes, chega a cair. Em determinado momento da gravação, ele bate a cabeça na parede após levar um soco. Também é possível escutar pessoas incentivando o rapaz a reagir às agressões para “que não seja reprovado”.

Sindicato denuncia excesso em treinamento

O Sindppen cobrou da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) a implementação de medidas “para coibir excessos nos treinamentos especializados para a capacitação de policiais penais, ministrados por instrutores”. “Não podemos aceitar esse tipo de conduta inadequada da parte de colegas de farda que têm a mesma vivência de luta e trabalho dentro do sistema penitenciário”, complementou o sindicato.

Conforme a SAP, a aula prática de defesa pessoal faz parte de um dos módulos de formação dos policiais participantes do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. A pasta afirmou ainda que as aulas de defesa pessoal são mediadas por instrutores capacitados na modalidade, o que “garante apuro técnico e preservação da integridade física dos participantes”.

A SAP ressaltou que mesmo após 20 dias de curso, nenhum policial que passou pelo curso apresentou qualquer tipo de dano que comprometesse sua integridade física e capacidade laboral.

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira / Fonte: G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *