Morre Thomas Lovejoy, biólogo conhecido por seu trabalho sobre biodiversidade na Amazônia

Morreu nesse sábado, 25, o ambientalista norte-americano Thomas E. Lovejoy. Conhecido por popularizar o termo “biodiversidade”, Lovejoy estudava a Amazônia há mais de 55 anos e era considerado um dos biólogos conservacionistas mais importantes da atualidade.

Formado em Biologia pela Universidade de Yale, Lovejoy foi à Amazônia pela primeira vez em 1965 para fazer o doutorado. Ao lado de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ele ajudou a criar e liderar um experimento de grande escala que investiga o funcionamento de fragmentos florestais e os efeitos do desmatamento sobre a biodiversidade de espécies de animais e plantas. 

No Twitter, Andre Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lamentou a morte de Lovejoy:

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também manifestou suas condolências:

Lovejoy foi conselheiro para assuntos ambientais do Banco Mundial, do Instituto Smithsonian e dos governos Reagan, Bush e Clinton. Foi também vice-presidente executivo do Fundo para a Natureza da WWF e, no Brasil, foi interlocutor de vários governos para a formulação de políticas públicas.

Foi ainda colaborador do canal de televisão National Geographic. No Twitter, a empresa lamentou sua morte: “Ao longo de sua carreira, Tom deu uma contribuição impressionante para o campo da biologia da conservação e chamou a atenção para o estado frágil de nosso meio ambiente. Ele é conhecido por popularizar o termo ‘diversidade biológica’ e analisar a interação entre mudanças climáticas e biodiversidade, incluindo seu trabalho nas florestas tropicais da Amazônia brasileira”.

No Brasil, foi reconhecido com a Ordem do Rio Branco, em 1988, e a Ordem do Mérito Científico, em 1998.

Por Redação do Sobral Pop News com Bruna Taylor JAPA DA NOTÍCIA / Fonte: O povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *