Funcionamento da feira da Rua José Avelino e entorno é proibido até domingo (22), determina prefeito

O prefeito José Sarto (PDT) estabeleceu, na quarta-feira (18), um decreto que proíbe o funcionamento da feira da José Avelino e do entorno da Rua, no Centro de Fortaleza, até domingo (22). A ordem foi assinada no dia em que ocorreu o confronto entre guardas municipais e vendedores ambulantes e publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o documento, a liberação gradual das atividades econômicas no entorno da Rua José Avelino tem ocasionado o retorno de um intenso comércio irregular de vendedores ambulantes na área.

A situação, afirma o decreto, contribui para o aumento da circulação de clientes, formando grandes aglomerações e colocando em risco a saúde da população, ao criar condições para a propagação da Covid-19.

O texto diz ainda que A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio de outros órgãos municipais competentes, ficará responsável pela fiscalização para o cumprimento do decreto, podendo solicitar auxílio de órgãos estaduais, se necessário.

  • Locais onde o funcionamento do comércio varejista está proibido:

– Rua Almirante Jaceguai
– Rua José Avelino
– Avenida Dom Manuel
– Rua Rufino de Alencar
– Rua Visconde de Saboia
– Rua Senador Alencar
– Rua Senador Pompeu

Na noite de quarta-feira (18), uma equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares foi ao local onde o fato aconteceu e viu duas equipes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) fiscalizando a região. Cones de sinalização foram colocados na via para bloquear o acesso à rua que dá nome à feira.

COMITÊ

Também na mesma data, o prefeito José Sarto reuniu-se com o secretariado municipal e instituiu um comitê para dialogar com os representantes de vendedores ambulantes que atuam na José Avelino e no entorno da região.

“O objetivo é iniciar imediatamente a interlocução com o segmento a fim pacificar a situação e elaborar soluções conjuntas para o ordenamento urbano da área. É preciso garantir dignidade a esses trabalhadores, resguardando o que determinam a legislação municipal e o decreto de isolamento social em vigor”, afirmou o prefeito.

Por Redação do Sobral Pop News com Emily Aragão / Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *