FAEC entra no STF como parte interessada de litigio entre Ceará e Piauí

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), sua entrada como parte interessada no litígio territorial entre os estados de Ceará e Piauí. O pedido foi protocolado no dia 28 de junho.

A Faec defende a manutenção do território dos 13 municípios cearenses envolvidos no litígio entre os estados. Destes, nove estão localizados na Serra da Ibiapaba, região que concentra cerca de 40% do agronegócio do Estado.

“Vamos entrar nessa luta, em defesa do Ceará e dos produtores da região. Não pode haver perdas”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. O processo está com relatoria da ministra Cármen Lúcia. A entidade pretende fornecer dados, inclusive pesquisas, para dar subsídios para o julgamento no STF.

O STF está com a responsabilidade de resolver uma pendência que já perdura desde o século XIX. Uma série de idas e vindas, incluindo conflitos armados culminaram na decisão do Piauí, em pleitear judicialmente terras cearenses, que o estado vizinho julga ser deles.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: tvzapnews/ootimista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *