Entenda por que não vale apena abastecer com etanol desde 2010 no CE

egundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol automotivo não atinge um patamar competitivo de preços em relação à gasolina há quase 12 anos, afastando a alternativa de trocar a gasolina pelo álcool.

A regra para o cálculo é simples e muito conhecida por muitos. Se o preço do etanol representar mais de 70% do valor de revenda do litro da gasolina, abastecer com o combustível mais tradicional se torna mais vantajoso. E na série história da ANP, esse cenário não reverte desde 10 de outubro de 2010, quando o preço álcool atingiu o patamar de 69,9%.

Segundo Ricardo Coimbra, economista e membro do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), um dos motivos que faz o álcool não ser competitivo no Estado é que no Ceará não tem níveis altos de produção de etanol combustível, se consolidando como um importador do produto. Além disso, os custos logísticos, envolvendo principalmente o transporte, também sofreram muitas pressões nos últimos anos, elevando o preço nas bombas dos postos cearenses.

Por Redação do Sobral Pop News / Fonte: DN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *