Arrependimento- Condição para o Batismo

ATOS 2: 37-38.

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Por que o batismo é tão importante no plano da salvação? Por que é necessário que sejam batizados, todos que almejam o céu?

A mensagem de João Batista, para conversão e arrependimento, era também acompanhada com o chamado para demonstração pública mediante o batismo, como um ato de humildade e reconhecimento da condição pecaminosa em que viviam, e aceitação do perdão divino.

Jesus demonstrou a importância de passar por esta cerimônia, Ele próprio indo até o Jordão e submetendo-se a esta experiência necessária aos pecadores. Embora não tendo pecado, contudo, ali nas águas do Jordão, Ele, simbolicamente preconizou sua morte e ressurreição, deixando também o exemplo para que todos os que O aceitassem também fossem batizados na Sua morte e com Ele ressuscitasse para uma nova experiência de vida.

Pedro, cheio do Espírito Santo, no pentecostes (Atos 2), levantou a voz para anunciar que Jesus, aquele que foi morto, mas que vive e reina, era o Messias anunciado por todos os profetas, e que havia sido rejeitado e crucificado por aqueles que ali estavam presentes.

Ainda impactados com a mensagem de Pedro e o que viram: A presença do Espírito Santo, ao conceder-lhes o dom de falarem nos idiomas de todos os presentes advindos de todas as nações em volta: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

O Arrependimento era a condição, o pré-requisito para o batismo. E, após a pregação de Pedro, quase três mil pessoas foram batizadas.

No decorrer do tempo, a morte e ressurreição de Cristo tem sido lembradas através desta cerimônia, na vida daqueles que O aceitam e a Ele se rendem.

Por Redação do Sobral Pop News com Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *