Um dia de Jó – I

   “Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”- Jó 2: 8-9.

Você já teve um dia de Jó? Um daqueles dias em que tudo parece dá errado! – No trabalho, você recebe a notícia de estar na lista do corte. Ao contar para a esposa, ela o critica e o condena por considera-lo culpado de estar nessa lista negra. O filho adoece, o cão morre; o aluguel está atrasado e as contas se acumulam. O que fazer?

Jó era o homem mais do rico do Oriente. Homem honrado e respeitado por todos. Mas um dia tudo mudou. “Sucedeu um dia em que seus filhos comiam e bebiam na casa do irmão primogênito” Jó: 1: 13.

Jó recebe uma sucessão de notícias aterradoras: Todo o seu gado foi roubado e os servos foram mortos; o rebanho de ovelhas foi queimado e os servos mortos; estando todos os filhos e filhas reunidos, a casa caiu e matou a todos, incluindo os servos.

Pra complicar a situação, foi atingido por uma doença de pele, tipo, fogo selvagem, ou “pênfigo”. Feridas no corpo inteiro; dor e coceiras insuportáveis. Jó pegou um caco para raspar as coceiras e feridas, e, nesse momento vem o pior: “Sua mulher lhe disse: Ainda conservas tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”- Jó 2: 9.

A mulher de Jó não era insensível, mas ela representa nosso lado humano. Vemos somente o que está ao redor e nos prendemos às circunstâncias presentes. Não conseguimos enxergar nem um pouquinho além.

Fora a saúde, a esposa de Jó perdeu tudo o que ele perdeu. Todas as propriedades; todos os filhos em um só dia; e ainda teve que presenciar todo o sofrimento físico do esposo, e sem poder fazer nada.

Jó, além de todas as perdas, incluindo sua saúde, ainda recebe três amigos que o acusam incessantemente de ter pecado contra Deus e estar sofrendo por consequência disso. Ele se defende, pois não conseguia ver no que havia pecado.

No final, Deus se revela a Jó e lhe dá uma ordem: Ora pelos teus amigos. E Jó orou. “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía” Jó 42: 10.

Em seu lugar, o que você faria? (Continua).

Por Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *