Tempos da ignorância : Atos 17:30 “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam”

ATOS 17: 30

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam”.

Ao nascermos, no contexto de uma família, de uma região e de uma cultura, recebemos uma herança cultural dos nossos pais e da região onde vivemos. Esse conhecimento é aceito sem questionamentos, pois, uma vez recebido da família, é considerado naturalmente verdadeiro.

Certamente em cada nação, ou região, são desenvolvidos costumes e culturas que são estranhos para os demais, mas considerados normais entre si.

Vemos essa distinção, quando comparamos o estilo de vida dos cristãos que seguem as orientações, conselhos e mandamentos das Escrituras, com o estilo de vida daqueles que, por falta de conhecimento, seguem um estilo de vida completamente diferente.

Diferenças como, a maneira de trajar-se e o uso de ornamentos (I Pedro 3:3-4); no tipo de alimentação e bebidas (Gênesis 1:29; Levítico 11; Deuteronômio 14; Habacuque 2: 15-16); nos lugares que frequentam; o tipo de festividades; nos relacionamentos; no dia que consagram a Deus (Êxodo 20: 8-11; 31: 13-18). Diferenças que causam estranheza para ambos os grupos, e suas diferenças culturais os separam e os distinguem.

Paulo, ao chegar a Atenas, enfrentou essa diferença cultural. Percebeu que as pessoas eram religiosas, mas, não conheciam o Deus verdadeiro. Na sua sinceridade, e no conhecimento que tinham, conforme a cultura em que viviam, adoravam os astros, e imagens em formas variadas, para representar os deuses, objeto de sua adoração (Atos 17: 22-31).

O apóstolo, vendo sua ignorância, e, ao mesmo tempo, sua religiosidade, não os confrontou, ao contrário, aproveitando um monumento, ao Deus desconhecido, apresentou-lhes o plano da salvação, provido por este Deus, desconhecido para eles, contudo, conhecido de Paulo.

Deus não leva em consideração o tempo da ignorância. Entende nosso estilo de vida, consequência de nossa cultura e falta de conhecimento de Sua Palavra. E, oferece o Seu perdão, conquistado na cruz de Cristo.

Somente quando busco nas Escrituras, o conhecimento, posso compreender qual a perfeita e agradável vontade de Deus. 

Por Redação do Sobral Pop News com Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *