Rússia exporta grãos roubados da Ucrânia, segundo investigação

De acordo com uma investigação de um grupo de jornalistas da rádio Free Europe, a Rússia exporta grãos roubados dos territórios que ocupa na Ucrânia.

A investigação, divulgada pela agência ucraniana Ukrainska Pravda, mostra que as garantias das autoridades turcas de que se absteriam de comprar grãos ucranianos roubados pela Rússia dos territórios ocupados não foram cumpridas.

Os responsáveis pela investigação afirmam que “os agressores russos desligam os radares dos navios que transportam grãos ucranianos da península da Crimeia ocupada pelos russos para os portos turcos”, em um processo sistemático que pode ser documentado por imagens de satélite.

Os jornalistas também publicaram fotos dos documentos que acompanham os carregamentos de grãos, em que mostram o local de origem como “Crimeia, Rússia”, observa a agência local.

As embarcações desligaram seus radares quando chegavam a um porto da Crimeia, para que não pudessem ser rastreados pelos sistemas de monitoramento de outros navios. No entanto, eles não podem “se esconder” dos satélites, que registram a permanência e o carregamento de navios no terminal de Avlita do espaço, reitera a investigação divulgada pelo Ukrainska Pravda.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: gazetadopovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *