Residentes de Medicina pedem demissão coletiva na Unicamp; entenda

Caso repercutiu e gestores de faculdade e hospital universitário se reuniram para decidir sobre destino de médicos

Uma turma inteira do programa de residência médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pediu demissão conjunta por meio de uma carta.

Residência médica é uma atividade profissional remunerada que o profissional realiza após concluir a graduação para ter uma especialidade.

A turma em questão é do primeiro ano de residência em ortopedia e traumatologia, oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“Humanamente impossível”

O caso tem grande repercussão nas redes sociais desde a noite de terça-feira (10/5). A motivação da demissão coletiva seria a insatisfação com a alta carga horária, número de plantões e a quantidade reduzida de residentes.

Isso faria com que o trabalho se tornasse “humanamente impossível de ser realizado”, segundo texto da carta que circula nas redes. Na internet, muitos médicos apoiaram a decisão e relataram situações de exploração no momento da residência.

Reunião interna

A FCM, que faz parte da Unicamp, ainda não se posicionou sobre o assunto, mas a reportagem apurou que diretores do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp e da faculdade estão reunidos para analisar as demandas dos estudantes.

Os gestores também conversaram com os residentes para saber o que está acontecendo de fato. Até a tarde dessa quarta-feira (11/5), data em que a turma disse que vai se desligar, todos os vínculos desses residentes estavam mantidos.

Metrópoles aguarda um posicionamento oficial da FCM (Unicamp). A reportagem também tentou contato com residentes de ortopedia, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: metropolis.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *