Reino Unido fecha lojas não essenciais e decreta isolamento e cancelamento de eventos

Em um pronunciamento à nação nesta segunda-feira (23), o primeiro-ministro do Reino UnidoBoris Johnson, anunciou que os britânicos só poderão se deslocar para ir ao trabalho, caso não possam realizá-lo remotamente, e para comprar itens essenciais ou para atender necessidades médicas próprias ou de pessoas vulneráveis.

Todas as lojas que não vendam itens essenciais serão fechadas, assim como bibliotecas, playgrounds e locais de práticas religiosas, e todas as reuniões de mais de duas pessoas estão proibidas.

Inicialmente, as medidas serão válidas por três semanas, mas o prazo poderá ser prorrogado após uma reavaliação ao fim desse período.

O premiê recomendou que todos evitem visitar amigos e parentes, e avisou que a polícia terá o poder de fazer cumprir essas determinações, inclusive impondo multas e dispersando encontros.

Todos os eventos sociais, incluindo casamentos, batismos e outras cerimônias, também estão suspensos, com exceção de funerais.

Johnson afirmou ainda que, sem um imenso esforço nacional, chegará um momento em que nenhum serviço de saúde no mundo conseguirá lidar com isso. Segundo ele, o caminho é difícil, e é verdade que muitas vidas, tristemente, ainda serão perdidas.

Mudança de estratégia

O governo do Reino Unido foi muito criticado ao lançar a hipótese de, inicialmente, adotar a estratégia de “mitigação” da pandemia e a “imunização de rebanho”, ou infecção de grande parte da população, que na teoria desenvolveria imunidade coletiva com o objetivo de proteger todos os cidadãos.

Mas de repente tudo mudou: um modelo matemático apresentado pelo Imperial College de Londres deu um panorama extremamente sombrio de como a doença iria se propagar pelo país, como iria impactar o sistema público de saúde (o SUS do Reino Unido, chamado de NHS) e quantas pessoas iriam morrer.

Por Redação do Sobral Pop News com informações do G1/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *