Raio atinge casa e danifica objetos elétricos e eletrônicos, em Catunda

Um raio atingiu, na noite desta segunda-feira (21), uma residência e danificou eletrodomésticos e eletro-eletrônicos, no Centro de Catunda, no interior do Ceará. Não houve feridos. A residência está localizada na Rua Francisco Gomes Martins.

g1 recebeu vídeo em que um morador relata que a descarga elétrica danificou aparelhos de televisão, carregadores, aparelhos celulares, ventiladores registro de energia e várias tomadas. (veja vídeo acima) O local é onde funcionava antigamente o destacamento policial e atualmente é ocupado por trabalhadores da empresa de asfalto.

“O raio destruiu tudo na nossa casa aqui. Estourou tudo. Fio de energia, televisão, aparelhos celulares e tudo destruído. Carregadores nas tomadas, as extensões, ventiladores. O susto grande para gente”, afirmou um dos moradores.

Balanço dos raios no estado

De acordo com os dados da Enel Distribuição Ceará o estado já recebeu 90.433 raios em 2022. Os dados são atualizados nesta terça-feira (22).

Os municípios mais atingidos são:

  • Granja: 4.491
  • Santa Quitéria: 2.647
  • Crateús: 2.613
  • Morada Nova: 2.525
  • Russas: 1.686

Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Vale do Jaguaribe lidera os registros, com um total de 13.035 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (12.347) e pelo Centro-Sul (12.042). Ainda segundo a Enel, até agora, março deste ano passa a ser o mês com maior número de raios entre 2021 e 2022, com mais de 37 mil registros.

Em 2021, Granja e Santa Quitéria se mantiveram no ranking e foram os municípios com maior incidência de raios, sendo Granja o primeiro lugar (7.461) e Santa Quitéria, o segundo (3.327). Março de 2021 foi o mês com o maior número de incidências, com o registro de 32.463 descargas atmosféricas. Ao todo, foram contabilizados 97.795 raios no Ceará.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada; Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Por Redação do Sobral Pop News com informações do G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *