Primeiro peixe-boi marinho reabilitado no Ceará é encontrado morto no Piauí

O primeiro peixe-boi marinho reabilitado no Ceará, chamado Maceió, foi encontrado morto no Rio Portinho, no município de Luís Correia, no Piauí. O animal havia passado sete anos se recuperando após ser resgatado em 2013.

Ele foi devolvido ao mar em maio de 2021. A informação foi divulgada, em nota de pesar, pela equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da ONG Aquasis.“A equipe da Aquasis está consternada com a morte do Maceió, animal que foi resgatado ainda recém-nascido após encalhar no Pontal do Maceió, em Fortim/CE. Foi cuidado com muita responsabilidade, carinho e dedicação pelos nossos profissionais e voluntários durante mais de sete anos

ONG AQUASIS Em nota divulgada sobre a morte do peixe-boi

A Aquasis explica que a causa do óbito do animal pode ter sido um atropelamento acidental por alguma embarcação. Em exames realizados, foram verificadas cicatrizes na pele, sugerindo cortes por hélices de embarcação. Além disso, a escápula do animal estava fraturada e havia hemorragias em músculos do local.

A ONG também afirmou que apesar da perda difícil, seguirá com  “compromisso de atuar pela conservação desta espécie ameaçada de extinção”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O assessor de comunicação da ONG Aquasis, Mikael Holanda, explica que esses acidentes são comuns, por isso é necessário realizar campanhas de educação ambiental.

Por Redação do Sobral Pop News com Emily Aragão/ Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *