Preços podem aumentar. mesmo com aprovação de projeto, diz relator

O senador Fernando Bezerra disse, nesta quinta-feira (09), que existe a preocupação do governo e de congressistas sobre projeto de lei que limita o teto do ICMS (imposto estadual sobre bens e serviços) dos combustíveis em 17%. Acontece que PLP 18/2022 pode não garantir a redução dos preços nas bombas, pois “não existe tabelamento de preço no Brasil”, segundo o parlamentar e relator do texto.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Bezerra pontuou que, mesmo com a redução da alíquota, os valores podem aumentar devido aos desdobramentos da guerra na Ucrânia. Vale lembrar que o conflito no Leste europeu motiva altas no preço do barril de petróleo no mercado internacional, do qual a Petrobras está sujeitada.

“É importante destacar que não existe tabelamento de preço no Brasil nem o governo está pedindo tabelamento de preço. Portanto, o preço é livre, e poderá haver, em função desses desdobramentos desta guerra [Rússia contra Ucrânia], dessa pressão que existe no mercado de combustíveis, novos aumentos. Mas, de qualquer forma, a redução da tributação alivia os preços de combustíveis, com certeza, na ponta, para o consumidor”, analisou Bezerra.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: bandjornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *