Por que usar Cinto de segurança para trabalho em altura?

cinto de segurança para trabalho em altura está presente em diferentes atividades para que possa prevenir acidentes e proteger o corpo do trabalhador.

Estima-se que 14,49% dos acidentes fatais em ambiente de trabalho sejam em decorrência das quedas. (Dados divulgados pela Agência Brasil). Por esse motivo, há leis e normas específicas para garantir a proteção dos profissionais.

Conheça a NR35

Visando proteger esses trabalhadores, foi criada a Norma Regulamentadora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção, garantindo a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos diretamente em atividades que são realizadas acima de 2 metros de altura.

Essa norma ainda torna obrigatório que os empregadores ofereçam:

  • Treinamentos para capacitação;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Uma equipe de emergência no local;
  • Realização de uma Análise de Risco (AR);
  • Permissão de Trabalho (PT).

Além disso, é crucial que haja um planejamento para que a execução da tarefa seja realizada com o mínimo de riscos possíveis.

O que é e quais são os principais EPIs para trabalho em altura?

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi criado como uma forma de proteger e garantir à segurança dos trabalhadores em atividades perigosas ou que contenham algum risco a saúde do mesmo.

Um dos principais EPIs para trabalho em altura é o cinto de segurança, pois ele consegue manter o trabalhador fixo e preso no local que irá executar a sua atividade. Entretanto, unido a ele, existem outros equipamentos que ajudam a manter a integridade física e a saúde de todos os profissionais, tais como:

  • Capacete;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas.

 

 Importância do cinto de segurança para trabalho em altura

O cinto de segurança é um equipamento muito importante na execução de trabalhos em altura. Os profissionais que trabalham em construções, instalações elétricas, limpando janelas de edifícios, andaimes, entre outras atividades precisam sempre utilizar esse tipo de equipamento como uma forma de proteção e segurança.

O tipo de cinto mais indicado para o trabalho em altura é o tipo paraquedista, capaz de dividir o peso do trabalhador, minimizando os traumas na coluna que podem ocorrer devido ao impacto de tração durante a distensão do talabarte (extensão do cinto).

 Cinto + Talabarte = Combinação perfeita para a segurança do trabalhador

 Deve-se utilizar o cinto de segurança juntamente com o talabarte e o trava-quedas, principalmente quando a atividade em altura necessitar de uma movimentação muito grande por parte do trabalhador. Vale ressaltar que é imprescindível o uso de todos os outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da fiscalização e orientação de um profissional capacitado para que a atividade seja realizada sem que haja nenhum risco ou acidente.

Por  J Oliveira do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *