Os mais inteligentes

ATOS 17: 11.

Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”.

Há algumas lições muito importantes que podemos extrair desse texto. Quero convidá-lo a examinar comigo para encontra-los.

Veja que o apóstolo Paulo está fazendo uma comparação entre pessoas de duas localidades diferentes (Bereia e Tessalônica), e faz um elogio especial a um dos grupos.

Os de Bereia são mais nobres”. Ele não diz que os outros não são nobres, mas destaca que estes são MAIS.

Então vem a curiosidade: Porque os cristãos de Bereia eram mais nobres? Ou, mais inteligentes? Não parece estranho que as Escrituras façam essa diferença entre grupos de pessoas?

Vamos entender…!

Paulo pregou o evangelho em muitos lugares, cidades, regiões e países diferentes.

A receptividade certamente foi diferente em cada situação. As razões são diversas, como cultura, etnia, língua, etc.

Assim aconteceu ao pregar o evangelho nas cidades de Tessalônica e Bereia.

  1. Em Tessalônica muitas pessoas receberam a Palavra e a aceitaram sem questionar. Aparentemente isso é muito bom. Afinal, o grande objetivo da pregação é que pessoas, independente de raça, cor, condição social ou religião, aceitem, e sejam salvas. Então o que houve de errado com os Tessalonicenses? – Simples. Eles aceitaram sem questionar. Alguém pregou, acharam bonita a mensagem, se agradaram do pregador e aceitaram tudo o que ele falou sem questionar. Privilégio deles que foi Paulo, poderia ter sido outro dos apóstolos, mas também poderia ter sido um falso profeta, ou falso pregador com uma mensagem bonita e interessante, que apelasse para suas mais íntimas necessidades humanas, nesse caso, teriam facilmente sido enganados.
  2. Você já se questionou alguma vez porque faz parte de sua religião? Seria, acaso, apenas porque você nasceu nela? Porque seus pais já estavam lá quando você nasceu?  É porque algum líder religioso lhe convenceu? Enfim, porque você acredita no que acredita? Há uma razão específica, ou apenas se deixou levar pela corrente cultural ou familiar?
  3. Os Tessalonicenses ouviram a Palavra e a aceitaram sem questionar. Muito bem…! Era o grande Apóstolo Paulo…! Mas, e se não fosse? Se fosse um impostor com uma conversa bonita falando de um novo deus?
  4. Se alguém batesse à porta de sua casa oferecendo certos objetos, supostamente originais, como, relógio e outros utensílios de ouro, por um preço muito abaixo da cotação, você compraria sem questionar? Deixar-se-ia levar pela emoção, e, pra não perder a oportunidade, compraria sem levar a um especialista para examinar apuradamente e ver se de fato seria conforme a apresentação?
  5. Creio que muito dificilmente alguém compraria como legítimo sem um prévio exame por especialista. No entanto, isso é o que mais acontece em relação ao mundo religioso. Mesmo com todas as recomendações feitas por Jesus Cristo, e pelos apóstolos, quanto a falsos profetas que surgiriam no tempo do fim, com mensagens mirabolantes e com milagres e prodígios, com a intenção de extorquir os incautos.

Qual a diferença dos Bereanos?

  1. Eles não aceitaram a mensagem de Paulo, às cegas.
  2. Eles ouviram e avaliaram.
  3. Eles compararam com o padrão, as Escrituras, para ver se as coisas eram de fato assim.
  4. Não acompanharam a corrente (“Maria vai com as outras”): Oh! Paulo é apóstolo de Jesus Cristo! É famoso! Fala bonito…!
  5. Aceitaram porque comprovaram examinando cada dia as Escrituras, para ver se as coisas eram de fato assim.
  6. Por fim, Paulo os considerou mais, nobres, mais cultos, mais inteligentes, porque agiram com sabedoria.
  7. Não basearam sua decisão em aceitar a Palavra pelo: disse que me disse, mas porque individualmente e coletivamente pesquisaram, examinaram e concluíram que realmente aquela era a VERDADE que eles precisavam aceitar.

E agora amigo… O que você descobriu? Você é Tessalonicense, ou é Bereano?

Você vai acreditar em qualquer religião ou aceitar qualquer filosofia, teoria ou ideia, só porque alguém falou e quer que você simplesmente aceite, ou você vai pesquisar e comparar tudo com o que Está Escrito?

Seja, portanto, Bereano, sábio e inteligente, capaz de examinar por conta própria, ou buscar especialistas no assunto para tirar suas dúvidas conforme os padrões escriturísticos e ter a firme convicção de que o que você acredita é de fato verdadeiro.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *