Observa o Homem íntegro

SALMOS 37: 37 – 38.

Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá prosperidade”.

Há uma verdade fundamental para a vida, no conselho dado pelo salmista nesses versos. Todos nesta vida influenciamos e somos influenciados, todos ensinamos e ao mesmo tempo também somos aprendizes. Sempre tem alguém olhando o que fazemos; como fazemos e se fazemos. Então, de alguma forma alguém se espelha em nosso exemplo, ou modelo de vida. Esta é uma grande responsabilidade, pois não temos ideia de quem está nos olhando. Qual o modelo de vida que escolhemos? Qual a influência que exercemos sobre as pessoas à volta? Por outro lado, quem é nosso modelo? Em quem estamos nos espelhando? Temos como base teológica que Cristo é nosso modelo. Realmente, isso é verdade. Quando estudamos as Escrituras, e, consequentemente O conhecemos, Ele se torna o centro de nossa vida e nosso modelo absoluto. No entanto, quando não temos as mesmas oportunidades e não O conhecemos a ponto de O amarmos e O servirmos, quem é o modelo?

O salmista responde: “Observa o homem íntegro e atenta no que é reto”. O cristão é observado e se torna modelo de vida para quem o observa. Podemos esquecer nossas responsabilidades e vivermos como se nunca tivéssemos conhecido a Palavra. Mas quando isso acontece podemos causar grandes estragos na vida daqueles que nos cercam, porque para muitos, somos a única Bíblia que eles conheceram. O conselho é: “Observa”. Há nas Escrituras muitos exemplos de homens íntegros e que no decorrer do tempo têm servido de modelo e inspiração para nós. Homens como Enoque, do qual está escrito: “Andou Enoque com DEUS e já não era, porque DEUS o tomou para si”. Gênesis 5: 24. De Noé: “… Noé era homem justo e íntegro  entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS”. Gênesis 6: 9. De Abraão: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”. José do Egito, por exemplo, foi vendido como escravo pelos irmãos, injustiçado pelo seu senhor no Egito, preso por vários anos, sem ter cometido nenhum crime. Mesmo na prisão, veja seu testemunho: “E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava”. Gênesis 39: 23. De Daniel: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, DEUS concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos”. Daniel 1: 8 e 9.

São apenas alguns exemplos de pessoas que escolheram ser fiéis. O nome de milhões de pessoas aparentemente importantes que existiram nos anais da história que não têm seus nomes registrados em lugar nenhum, que foram completamente esquecidos e se alguns são lembrados, o são de forma muito negativa.

Quando aceitamos o conselho do salmista e observamos os bons exemplos e nos permitimos ser influenciados por suas vidas, as bênçãos a eles concedidas são também a nós, estendidas. Como dito a Abrão: “Sê tu uma bênção”. Hoje também somos convidados a ser uma bênção para aqueles que nos observam, o nosso modelo de vida é Jesus, e, por extensão, também aqueles que viveram antes de nós e seguiram o Seu modelo.

Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá prosperidade”.

Hoje podemos escolher o caminho da integridade e nos tornarmos uma bênção àqueles que dependem de nós.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *