O novo Céu e a nova terra

Apocalipse 21: 1 – 2.

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

Para que tenhamos uma pálida ideia do que significa o Novo Céu e a Nova Terra, vistos pelo Apóstolo João na rochosa Ilha de Patmos, precisamos primeiramente olhar o mundo à nossa volta. Por não conhecer as Escrituras e todas as promessas nela contidas, a maioria das pessoas se conforma com este mundo, achando que é a única coisa palpável e real que existe.

Sem dúvidas, ainda há muita coisa bela nesse mundo. Quantos lugares paradisíacos, quantas belezas naturais! Há lugares e paisagens que são de tirar o fôlego. Porém, mesmo nesses lugares a morte está por todos os lados. As plantas e árvores morrem, os animais matam e morrem; os homens, estando presente, estarão causando dor e morte a tudo à sua volta.

Olhe à sua volta! Fome, dor, sofrimento, secas e enchentes, frio e calor, catástrofes naturais, ou causadas pela ação do homem. Criminalidade, prostituição, insegurança, insatisfação, inveja, choro, lágrimas, pranto, clamor. Se você ainda acha que é pouco, vá ao hospital mais próximo, ou ao presídio mais próximo. Vá à favela mais próxima. Depois de avaliar tudo isso, então você poderá pensar se realmente vale a pena investir todas as fichas neste mundo.

Vi um novo céu e uma nova terra” – João não está descrevendo algo que ele tenha ouvido falar, ou que tenha imaginado no melhor dos seus sonhos. Está falando de algo que ele contemplou e vislumbrou as maravilhas que lhe foram apresentadas. Embora tenha sido uma visão do futuro pós-milênio, viu-o como uma realidade inquestionável. Deus lhe mostrou o que tem preparado para os Seus filhos fiéis.

Percebemos quatro coisas que João viu e as descreveu de forma sintética, mas que nos dão uma pálida ideia do que Deus tem preparado, aguardando o momento de presentear Seus filhos queridos.

  1. Um novo céu – O que conhecemos hoje como céu azul, iluminado pelo sol, e às vezes cheio de nuvens, formando caricaturas em todos os formatos, deixará de existir. Nosso planeta não será mais iluminado pelo sol como o conhecemos. Jesus será o nosso Sol e Sua presença irá iluminar todo o espaço (Apocalipse 21: 23).
  2. Uma nova terra – Esta terra que nós conhecemos com suas belezas naturais, ainda que, como pálido reflexo do que foi um dia, no paraíso, mas, também com todas as suas mazelas, dor, morte e destruição; Tudo ficará para trás e nem lembrança jamais haverá. “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21: 4).
  3. O mar já não existe – Para João, o mar era um símbolo de separação e isolamento. Estava cercado pelo imensurável mar, e, nas circunstâncias, poder transpô-lo seria seu maior sonho. Ao olhar em visão o novo paraíso, essa foi uma das coisas que mais lhe chamou a atenção: O mar já não existe. Não haverá mais separação nem isolamento nem os riscos impostos pela presença dos oceanos.
  4. A descida da Nova Jerusalém – João viu esta cidade maravilhosa descendo dos céus, e a descreve comparando-a com a beleza de uma noiva que vem: linda, adornada para o seu esposo. É inimaginável a cena. Uma cidade imensuravelmente bela, toda de ouro puro, reluzente como cristal, refletindo o brilho da presença do Rei Jesus, com Seu séquito de anjos e a presença de todos os salvos. Não dá pra pensar outra coisa, senão, o desejo de estar presente pelo lado de dentro nesse momento glorioso, quando Jesus virá assumir de uma vez por todas o controle deste planeta, agora, purificado pelo fogo e reconstruído para receber seus habitantes por toda a eternidade.

Espero que o desejo de ser um dos seus moradores possa alimentar a minha e a sua esperança de estar preparado no grande dia do Senhor Jesus, quando retornar com poder e glória nas nuvens do céu.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *