O Justo se compadece e dá

SALMO 37: 21 – 22.

O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá”.

Que grande contradição entre o que serve ao SENHOR e o que não O serve. O salmista agora analisa mais uma característica do ímpio em comparação aos justos. O ímpio, além de desonesto, é perverso. Ao pedir emprestado e se recusar a pagar, ou devolver, está sendo maldoso, desonesto, desafetuoso e sem nenhum amor ao próximo. Nesse caso, também se destaca o egoísmo, egocentrismo, orgulho, ambição. Todas estas características aplicadas ao ímpio tem uma procedência que remonta a história deste planeta. Está registrado no livro de Ezequiel 28: 14, 15 e 17.

Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de DEUS, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem”.

Todas as características do ímpio são na verdade, um reflexo do caráter do originador da iniquidade, pecado, ou transgressão da lei.

O profeta Isaias, falando da origem do mal, nos apresenta uma pequena ideia do caráter desse ser maléfico que se rebelou contra DEUS:

Como caíste do céu ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de DEUS exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. Isaias 14: 12 – 14.

Enquanto “o ímpio pede emprestado e não paga, o justo, porém, se compadece e dá”. Que diferença! Nosso caráter e nossas atitudes são apenas o reflexo daquele a quem servimos. Quando cremos em Jesus Cristo, amamos Sua Palavra e seguimos Seus conselhos e Suas Leis; nossos atos serão de misericórdia, bondade e justiça. Sensibilizamo-nos com as fraquezas e debilidades dos nossos semelhantes e os socorremos nas suas necessidades.

É de fundamental importância entender que religião não significa tão somente frequentar uma igreja, fazer parte de uma organização e cumprir com todos os seus dogmas. Religião (Latim= Religare), religação. O homem, pelo pecado, se separou de DEUS. Criou-se um abismo intransponível entre o Céu e a Terra. Foi necessário o Filho de DEUS transpor esse abismo e vir em forma humana, pagar o preço e religar o homem a DEUS. Aqueles que um dia conheceram a Jesus receberam também a missão de religar o Homem a DEUS, de anunciar que o preço já foi pago, só é necessário aceita-lo. Aqueles que O aceitaram, devem também refletir o Seu caráter e seguir o Seu exemplo. Então pensemos em religião não como um conjunto de dogmas a serem seguidos. Mas pensemos em Cristianismo: Seguir a Cristo, seguir o Seu exemplo, exercer compaixão, bondade e misericórdia. Em suma: Amor ao próximo. Quem ama, não mata, não rouba, não mente, e, se, pedir emprestado, se compadece e devolve.

Conhecendo as características e o caráter de ambos os lados, de qual lado você gostaria de estar? A quem você deseja seguir?

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *