O destino dos fiéis – Parte II

Apocalipse 20: 4 – PARTE II.

Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da Palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca da fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo mil anos”.

Já entendemos que os salvos se assentaram em tronos ao lado de Jesus e estarão reinando com Ele por mil anos, como sacerdotes e reis. Nesse período estará acontecendo à segunda fase do juízo final, o juízo revisional, onde os livros de registro serão abertos diante dos salvos e eles poderão constatar a justiça e o amor de Deus, confirmando que todos que se perderam, foi por escolha própria.

“Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da Palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca da fronte e na mão”.

Nessa segunda parte do texto, compreenderemos alguns outros pontos importantes em referência aos acontecimentos do Milênio.

Três coisas se destacam, as quais gostaria enfatizar:

  1. As almas dos decapitados”.
  2. Tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem”.
  3. Não receberam a marca da fronte e na mão”.

As almas dos decapitados” – Para a maioria, a referência: A alma dos decapitados, faz parecer que João viu as “almas”, ou “espírito” desencarnado, de pessoas que foram fiéis, que morreram e suas almas estão pedindo vingança. Para entendermos a referência do texto, precisamos compreender o que as Escrituras falam sobre esse assunto. Embora que em temas futuros falaremos com mais exatidão, mas cabe adiantar um pouco para esclarecermos seu significado.

Alma– A primeira menção da Bíblia está em Gênesis 2: 7. “Então, formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

Veja que DEUS soprou, ou seja, lhe deu espírito, fôlego, e o homem passou a ser alma vivente. Atente, para isso: Passou a ser, e não, a ter uma alma. O que significa que o homem é uma alma, ele não tem uma alma independente do corpo. Ser uma alma significa estar vivo, respirando, estar consciente. O fôlego que temos pertence a Deus e é isto o que nos faz estar vivos.

Então, quando João “viu as almas dos decapitados por causa por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da Palavra de Deus”, ele está se referindo a todos os salvos ressuscitados. Mesmo aqueles que foram mortos como mártires, perseguidos, maltratados, devorados por feras, serrados ao meio, crucificados, queimados vivos, torturados de todas as formas possíveis. Ele faz especial referência aos cristãos que viveram previamente à volta de Cristo e que foram perseguidos por não se submeterem às regras do novo governo mundial. Aqueles que preferindo obedecer à Lei de Deus ao invés da dos homens (Atos 5: 29) e preferiram guardar o santificado por Deus, do que o que os homens tentaram obriga-los a santificar.

Tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem”.

É bom lembrar que João, viveu há quase dois mil anos no passado, mas sua visão faz referência aos salvos, quando chegam ao céu na companhia de Jesus e Seu séquito de anjos. Portanto, ao ver as almas dos decapitados por causa do Seu nome, está vendo o futuro dos salvos, e faz referência ao fato de terem sido vencedores de acontecimentos que já ficaram para trás. Vencedores da besta e sua imagem. Faz referência ao fato de não terem dobrado seus joelhos à besta e não aceitaram o dia imposto por ela, mesmo diante da morte. João está informando que os vencedores não serão os valentões, os perseguidores e nem os que imporão sua autoridade pela força.

Vencedores são aqueles que amaram o Cordeiro mais que suas próprias vidas. Estes terão o privilégio de ressuscitar na primeira ressurreição e se assentarão em tronos ao lado do Rei do Universo.

“… Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2: 10 u. P.). Essa é a promessa aos fiéis; esse é o destino que aguarda todos quantos hoje fazem a escolha certa.

“Não receberam a marca da fronte e na mão”.

A marca não é um chip que será implantado na mão ou na testa. A marca, ou, sinal da besta, é um símbolo que representa a escolha final. Marca da fronte, simboliza o recebimento espontâneo, e a submissão espontânea ao poder do anticristo. Esse poder é representado pela mudança da Lei de Deus, com a imposição de um dia de adoração que Deus não escolheu, não autorizou, não santificou e não o abençoou.  O sinal recebido na mão representa a submissão pela força. Aceito por aqueles que, mesmo sabendo que a Lei de Deus continua em vigor (Mateus 5: 17 – 19), mesmo sabendo que o dia santo de Deus é o sétimo, no qual o próprio Deus descansou e o abençoou (Gênesis 2: 2-3; Êxodo 20: 8-11), mesmo assim, por medo, se submetem ao poder da besta.

Ninguém precisa andar com um número na mão ou na testa, para ser assinalado com o selo da besta precisa somente rejeitar o chamado de Deus e se submeter à Lei dos homens. O número também é um símbolo que representa o dia de autoridade dos homens.

O selo de Deus é posto somente na fronte, por que Deus respeita nosso livre arbítrio e só aceita adoração e obediência por amor (João 14: 15).

Por Lindomar J.M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *