Moradores removidos de ocupação em escola em Fortaleza relatam terem sido pegos de surpresa

A Escola Jesus, Maria e José, que abrigava 24 famílias no Centro de Fortaleza, foi desocupada na manhã desta terça-feira (30) após uma determinação de reintegração de posse. O local é patrimônio tombado e tem a estrutura deteriorada, com risco de desabamento, conforme a Prefeitura de Fortaleza.

Segundo moradores ouvidos pelo G1, a ação foi “inesperada”. Eles dizem ter sido “pegos de surpresa” com batidas no portão no início da manhã.

A desocupação foi realizada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) com apoio Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Fortaleza e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Ruas do entorno chegaram a ser interditadas para dar mais agilidade ao processo.

As famílias serão realocadas para um abrigo temporário no Bairro Quintino Cunha, onde ficarão por volta de 20 a 30 dias, até que o aluguel social fique pronto. Elas serão cadastradas no Programa Locação Social, administrado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), de acordo com a Secultfor e terão auxílio financeiro mensal, além de moradia garantida.

A preocupação das famílias agora é com o tempo que passarão no abrigo. “Mas vamos ficar 20 dias dentro de casa? Porque lá a gente não pode nem ir na bodega”, questionou uma mulher, que preferiu não se identificar, sobre a segurança no entorno do local.

Ocupação de risco

Há cerca de um ano, as famílias se arriscavam em fazer moradia em um prédio centenário e com marcas de abandono. O edifício tinha problemas de infiltração e tinha risco de rompimento e queda de estruturas.

Como o local é tombado, logo após a remoção, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e a Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor iniciaram processos de reparo na estrutura.

G1 Ce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *