Mina de Itataia: Existem indígenas em Santa Quitéria ?

Há pouco mais de um mês, após o ciclo de audiências públicas promovidas pelo IBAMA para discutir o Projeto Mina de Itataia, um dado apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) surpreendeu muitos quiterienses: a existência de uma aldeia indígena no município, que não teria sido mapeada no processo de licenciamento da exploração de urânio e fosfato.

A época, a Procuradoria da República em Sobral afirmou a existência da Aldeia Quixaba em território quiteriense, com base em distribuição de cestas básicas feita pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Segundo a fundação, a terra indígena não foi considerada no seu posicionamento enviado ao IBAMA por não ter processo de demarcação concluído, o que para a Procuradoria, este povo estaria invisibilizado.

José Antônio, liderança da comunidade, que foi localizado pela reportagem, conta que o povo Quixaba está nos territórios de Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria. Do lado de lá, é onde residem e usam os serviços públicos, recebem assistência, enquanto o pedaço quiteriense, que está desabitado, serve como área de caça, criação e plantação.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: avozdesantaquiteria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *