Metade das reclamações contra empresa são resolvidas, diz Procon

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) realizou 20.504 atendimentos em 2018, crescimento de 6,59% na comparação com as queixas que chegaram ao órgão em 2017, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (2). Desses atendimentos, 2.447 resultaram em reclamação fundamentada e 52% tiveram como desfecho uma audiência de conciliação.

Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza, avalia positivamente o aumento do índice de resolutividade nas empresas mais reclamadas. “As empresas que estão no topo do ranking têm procurado resolver, de forma mais efetiva, as reclamações dos consumidores. E isto só comprova que as medidas tomadas pelo Procon estão dando resultado satisfatório para o consumidor”, enfatizou.

A diretora do Procon Fortaleza também adianta que as empresas que menos resolvem os problemas dos consumidores sofrerão penalidades que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), podem resultar em multa no valor de até R$ 12,7 milhões.

R$ 12,7 milhões
é a multa máxima que pode ser aplicada pelo Procon às empresas que menos resolvem os problemas dos consumidores

No ranking de empresas mais reclamadas em Fortaleza no ano passado estão a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, liderando com 790 reclamações; Oi Móvel S/A (324); Companhia Energética do Ceará – atual Enel (306); Caixa Econômica Federal (243) e Banco Bradescard S/A (231).

Ranking

Pelo terceiro ano seguido, de acordo com relatório divulgado pelo órgão, problemas no fornecimento e cobrança do serviço de água e esgoto lideram o ranking reclamações dos consumidores da Capital cearense. Em nota, a Cagece informou que “tem investido continuamente no incremento de equipes para a relalização de atendimentos de água e esgoto, conseguindo reduzir de forma gradativa o tempo de atendimento”.

“A Cagece ressalta ainda que, apesar da citação entre as empresas mais reclamadas, também é citada pela mesma publicação com um índice de resolutividade de 81,35% das demandas, o que se considera um resultado satisfatório tendo em vista a totalidade de clientes da companhia. Em termos comparativos, o número de reclamações citadas no relatório representa 0,11% dos clientes atendidos atualmente”, diz ainda a nota da empresa.

A Oi destacou o investimento de R$ 130,4 milhões no Ceará entre janeiro e setembro de 2018, crescimento de 46% na comparação com igual período de 2017. “A companhia tem investido continuamente na expansão e modernização da sua rede, com foco principal no 4,5G,  no avanço da fibra ótica até a casa do cliente, assim como no lançamento de serviços digitais que melhoram a experiência dos clientes.  A companhia vem apresentando melhorias nos seus indicadores de qualidade nos últimos anos e continuará intensificando seus esforços e investimentos com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços que presta ao cliente”, diz a empresa por meio de nota.

A Enel Distriuição Ceará ressaltou que as reclamações registradas representam 0,007% do número de clientes da distribuidora. “A Enel ressalta que seus índices de desempenho têm sido reconhecidos pelos clientes e pelo mercado ao longo dos últimos anos e que a qualidade do fornecimento de energia e do atendimento aos seus clientes continua sendo uma prioridade para a companhia. Em 2018, a empresa aumentou em 27,3% o volume de investimentos na comparação com o ano anterior. Os recursos, destinados entre outros fatores à modernização e digitalização da rede no Estado do Ceará, trarão impactos positivos na qualidade do serviço prestado. A Enel destaca que segue comprometida com a melhoria constante da qualidade do fornecimento de energia em sua área de concessão, por meio da modernização e automação da rede”, diz a nota da companhia.

A Caixa informou que utiliza todas as reclamações registradas para a melhoria constante de seus processos, serviços e produtos. “Periodicamente, o feedback dos consumidores auxilia na implantação de ações de correção pelas áreas gestoras e pelas agências com o objetivo de melhorar os canais presenciais e digitais de atendimento, priorizando o aumento da confiança e a satisfação dos nossos clientes. Como reflexo dessa atuação, destacamos, por exemplo, uma redução de 22% na quantidade de atendimentos dos Órgãos de Defesa do Consumidor do estado do Ceará, de 2017 para 2018”, diz a nota da instituição financeira.

A Bradescad disse que “está empenhada em atender a todos os clientes com eficiência e qualidade de forma a garantir a satisfação de todos. O objetivo é o aprimoramento constante, tendo sempre como princípio a adoção das melhores práticas e procedimentos de atendimento”.

Diário do Nordeste

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