Lei de Deus- 5º Mandamento !

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu DEUS te dá” Êxodo 20: 12.

Vivemos numa época em que os valores são entendidos e ensinados de forma inversa ao aceitável em qualquer outro tempo. Quando se trata de relacionamento entre pais e filhos isso fica muito patente aos nossos olhos.

O conselho bíblico retratado pelo sábio Salomão está de pleno acordo com o quinto mandamento: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” – Provérbios 22: 6.

O Livro de Provérbios é muito rico em conselhos aos pais quanto à educação dos filhos; se seguidos, hoje, transformaria nossa geração. Se compreendidos corretamente e postos em prática, os valores de nossa sociedade certamente seriam restaurados.

Castiga a teu filho, enquanto há esperança…” – Provérbios 19: 18.

É um conselho muito forte, considerando a ideia como o mundo hoje entende a palavra “castigar”, prefiro entender como, corrigir, disciplinar, ensinar. “Ensina a criança…” “enquanto há esperança”. Este é mais que um conselho, é um apelo. As crianças de hoje, são os homens e mulheres de amanhã. Se não os ensinarmos enquanto criança, depois de adultos é bem mais complicado. O futuro dela, e porque não dizer, da humanidade, estará comprometido. Ensiná-la no caminho certo, o RESPEITO aos pais, aos mais velhos, e, o temor do SENHOR, enquanto há esperança. Esta é a maior e mais importante responsabilidade de um pai e uma mãe.

Conta-se que, certo casal tendo seu primeiro filho, e, para demonstrar o quanto o amavam, o criaram com carinho excessivo, dando-lhe tudo o que necessitava e tudo o que queria. Mas a criança cresceu, e os pais não podiam mais atender aos seus caprichos. Revoltado, não atendia mais aos conselhos e rogos dos pais; muito jovem ainda, envolveu-se com amigos de índole duvidosa, em consequência, também entrou para o mundo das drogas. Não demorou muito para estar envolvido no mundo do crime. Tendo se envolvido em um grave delito, começou a ser procurado pela polícia. Nessas circunstâncias, o rapaz procurou seu pai, pedindo para socorrê-lo. O pai, ainda movido por seu grande amor, convidou o filho para acompanhá-lo para a roça dando-lhe uma ordem: Siga os meus passos e pise somente onde eu colocar o pé. E assim foi feito. Não tendo por costume obedecer aos pais, não demorou em impacientar-se e deixar de seguir as pegadas recomendadas. Acontece que alguns policiais saíram à sua procura, e passando na casa dos pais, foram informados que o pai havia saído para a roça. Depois de seguirem as pegadas por algum tempo, perceberam que só havia um par de pegadas. Pensaram em desistir, mas, um policial resolve ir um pouco mais adiante e percebe que as pegadas se dividiram; entendendo a estratégia, conseguiram capturar o delinquente.

Fazendo referência ao quinto mandamento, o Apóstolo Paulo aconselha: “Filhos, obedecei a vossos pais no SENHOR, pois isto é justo. Honra a teu e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” Efésios 6: 1 – 3.

Esse é o único mandamento com promessa, observa Paulo. E, com razão, se houvesse o devido RESPEITO aos pais, haveria também aos mais velhos, às autoridades e consequentemente a DEUS. Os pais são representantes de DEUS na terra, e têm uma responsabilidade imensurável diante Dele, sobre cada vida que é colocada no mundo. É responsabilidade dos pais, preparar seus filhos para o Céu. Contudo, o que vemos, é exatamente o contrário.

A sociedade hodierna e as leis que são promulgadas corroboram com os resultados que vemos. Pais que temem aos filhos e fazem tudo o que eles querem, achando que isso é amor. A disciplina corretiva foi abolida completamente. Há uma completa inversão no entendimento, fazendo com que os pais temam disciplinar seus filhos por acharem que isto é errado; se tornam negligentes em sua educação e reféns de um sistema que está levando o mundo e a sociedade à completa anarquia. Há um grave equívoco entre disciplina e abuso de autoridade.

Enquanto o decálogo de DEUS ensina que a palavra “não” é a palavra mais positiva que existe no vocabulário humano, os homens dizem o contrário, com a informação de que esta palavra é abusiva e proibitiva. Então, pense: Seu filho quer brincar com faca, com fogo, com caco de vidro, álcool, drogas, armas! Você dirá o que? Sim, ou não? Você o ama? Sua resposta será sim para tudo isso e muito mais? Ou, você o ama, e exatamente por isso, não permitirá que toque em nenhuma dessas coisas e muitas outras? DEUS inicia cada mandamento com um claro e estridente “NÃO”, para nos chamar a atenção, para nos mostrar o quanto nos ama e se preocupa com nossa felicidade e segurança.

Assim como os pais, supostamente, sabem e querem o melhor para seus filhos, da mesma forma, DEUS sabe exatamente o que é melhor para cada um. Sua palavra de ordem aos filhos é: que RESPEITEM os pais, pois são Seus representantes autorizados na terra, através dos quais, concede a vida e o sustento.

Certamente temos muitos motivos para respeitar nossos pais, e o amor é o maior deles. Através do nosso relacionamento com nossos pais, DEUS deseja que compreendamos Seu infinito amor por cada um, não importando quem seja. Ele não faz distinção por nenhum tipo de diferença. Quando olha para mim, ou, para você, a única coisa que vê, é um filho que precisa do Seu amor e cuidado. Mas, para respeitar nosso espaço e, livre arbítrio, precisa que façamos livremente nossa escolha: Amá-lo e servi-lo.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *