Fortaleza amanhece com chuva e pontos de alagamentos neste domingo

Fortaleza registra uma forte chuva desde a madrugada deste domingo (14), que deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes bairros. Além disso, duas árvores e um poste da rede elétrica caíram próximo a um hospital no Bairro Papicu.

Uma das vias afetadas pela chuva foi a Avenida Heráclito Graça. Motoristas estão com dificuldade em transitar pelo local devido ao alagamento que se formou por volta das 10h.

Outra via que registrou alagamento foi a Avenida Raul Barbosa, no bairro Aerolândia. Uma das faixas ficou ilhada e os motoristas não conseguiram transitar pelo trecho na descida do viaduto da BR-116. A Avenida Américo Barreira, que fica na continuação da Avenida José Bastos, também ficou alagada.

Segundo informações preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 10h30 deste domingo, havia chovido 49 milímetros no Posto Pluviométrico do Pici, 36 milímetros no Posto Pluviométrico do Castelão e 31 mm no Posto Pluviométrico da Messejana.

Avenida Alberto Craveiro no Bairro Dias Macêdo em Fortaleza.  — Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares

Avenida Alberto Craveiro no Bairro Dias Macêdo em Fortaleza. — Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares

Previsão do tempo para domingo

A previsão do tempo para este domingo indica céu nublado com eventos de chuva no centro-norte e nebulosidade variável com eventos de chuva mais ao sul do Ceará, conforme análise das condições atmosféricas realizada na manhã deste domingo pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, imagem de satélite mostra nebulosidade sobre todo o Ceará, principalmente no centro-norte. Estas nuvens estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte da região Nordeste. Entre o oceano Atlântico e parte da área continental, observa-se a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). A atuação desses dois sistemas meteorológicos contribui para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

Diante de tal cenário, para hoje, o céu terá cobertura completa de nuvens -no centro-norte – e as precipitações atingiram mais de 50% do território sob previsão. Já na porção sul do Ceará, a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia. É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de precipitações, nem todos os municípios terão registros.

Balanço das precipitações

Desde a madrugada, a rede de radares mantida pela Funceme indica chuvas ao longo da faixa litorânea, incluindo a macrorregião do Litoral de Fortaleza.

Já no balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de sábado e as 7h de domingo, a Capital teve registros em, pelo menos, três dos seus quatro postos pluviométricos: Pici (49 mm), Castelão (36,3 mm) e Messejana (31 mm). Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia.

(G1 Globo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *