Facções voltam a expulsar famílias, em Fortaleza


Facções voltam a expulsar moradores e famílias de suas residências no bairro Siqueira, em Fortaleza, nesse fim de semana.

O terror ainda continua ao ameaçarem crianças. Diversas denúncias chegam à Redação de Jornalismo da Revista Ceará, nesse fim de semana, com relatos e registros de vídeos e imagens feitas pelos próprios moradores da área.

A disparada de violência no Ceará, em especial em Fortaleza e região metropolitana, se deve a um fenômeno conhecido na academia como “efeito balão”. O conceito é utilizado para explicar a alta de índices de criminalidade onde o poder público tem presença mais fraca.

“Dentro do balão, quando a pressão aumenta em um ponto, o fluxo de ar se move para áreas de menor resistência. É esse o comportamento que as facções fazem”, explica Jamieson Simões, pesquisador de dinâmicas criminais da UFC.

Ontem, o governador Camilo Santana(PT) renunciou o governo do estado e admitiu pela 1ª vez que deixou a desejar na área da segurança pública durante seu governo e voltou a culpar o presidente da república Jair Bolsonaro pelo crescimento da violência em seu Estado. Ele culpou o governo Bolsonaro de não cumprir o papel diante do combate a violência no Ceará e no Brasil. (

Por Redação do Sobral Pop News com informações / Revista Ceará/Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *