Estudantes fecham avenida de Fortaleza em protesto contra escolha de reitor da UFC

Um protesto de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) bloqueou o cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Bairro Benfica, em Fortaleza. A manifestação, que começou às 18h desta terça-feira (20), é contra a nomeação de Cândido Albuquerque como novo reitor da instituição, conforme publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União.

Uma das reclamações dos estudantes é que o candidato escolhido pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) foi o menos votado na consulta pública realizada em maio, levando 610 votos. O primeiro colocado, Custódio de Almeida, teve 7.772, enquanto o segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, obteve 3.499 votos.

Além disso, na elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni), ele ficou em segundo lugar, com nove votos, enquanto Custódio obteve 25 votos e, a terceira colocada, Maria Elias Soares, teve oito votos.

Antes do protesto, às 16h, houve uma reunião nos jardins da Reitoria, com os diretórios e centros acadêmicos dos cursos da UFC para discutir ações a respeito da nomeação. “Essa nomeação fere a autonomia e a democracia universitária, porque ele não ganhou em nenhum dos três níveis, técnico-administrativo, estudantil e docente”, diz o acadêmico de biblioteconomia, Fábio Andrade.

Nova gestão

Em entrevista ao G1, Cândido Albuquerque afirmou que uma das prioridades da gestão será rever o processo eleitoral para a reitoria. O então diretor da Faculdade de Direito da UFC afirmou que o atual processo de escolha de reitores gera “disputa política”. “Essa eleição direta [consulta pública] ao invés de servir para buscar um gestor para a universidade, você trava uma batalha ideológica. Desde o começo da minha campanha eu me posiciono contra esse processo. Eu não fui indicado para ser líder político”, afirma Albuquerque.

Cândido Albuquerque deve ir à Brasília ainda nesta semana para tomar posse do cargo no Ministério da Educação.

G1 Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *