Esperamos novo céu e nova terra

II PEDRO 3: 13.

Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça”.

As Escrituras contêm mais de três mil promessas. Grande parte delas encontra-se no livro de Apocalipse. Por exemplo:

Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. Apocalipse 2: 7.

Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2: 10.

Ao vencedor dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. Apocalipse 2: 17.

“O vencedor será assim vestido de linho de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos”. Apocalipse 3: 5.

São apenas algumas para termos uma minúscula ideia do que Deus tem preparado para aqueles que optarem por conhecê-Lo, O amarem e O servirem. O que Ele tem preparado para os Seus filhos é muito além do que jamais poderíamos imaginar (I Coríntios 2: 9).

Mas isto tem preço. Não que o SENHOR cobre algo de alguém pelo que Ele já fez, faz ou fará. Mas, porque nossas decisões trazem consequências. Veja:

  1. Se escolhermos permanecer no pecado, seremos destruídos com ele, no final. Perdemos a vida eterna e todas as promessas maravilhosas que nos aguardam no paraíso de Deus e na eternidade.
  2. Se escolhermos sermos fiéis a Deus, certamente andaremos na contramão do mundo. Seremos criticados ou até perseguidos. Se nosso alimento é diferente, criticados, se nossa maneira de agir, pensar, falar forem semelhantes às de Cristo, criticados, se guardamos um dia diferente dos demais, criticados, se nossa religião é diferente, criticados, se nossa maneira de vestir for diferente, criticados e, finalmente por tudo isso, perseguidos com risco de morte.
  3. Nossas escolhas dirão qual o destino que teremos. Posso escolher não ser diferente, ter uma vida tranquila, sem compromissos com Deus e Sua Palavra, mas sem nenhuma garantia de um futuro eterno e feliz. Podemos escolher ser diferentes, porém com todas as promessas de Deus e a garantia de Sua Palavra.

Se verificarmos um pouco mais de perto o contexto imediato do nosso texto, veremos exatamente isso.

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do SENHOR, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”. II Pedro 3: 10.

Primeiro, Pedro nos informa o que vai acontecer no final com a terra e que as obras que nela há, serão atingidas. Ou seja, todas as obras dos homens terão seu fim. Obras significam nossas escolhas, nossas atitudes, nossos relacionamentos, nosso trabalho, enfim, nossa vida. E, se nossa vida foi separada de Deus, o que mais podemos aguardar?

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”. II Pedro 3: 11.

Pedro continua agora analisando como deve ser a vida do cristão, considerando que a destruição final é um fato. “Visto que todas as coisas hão de ser assim desfeitas”. Sabendo que é inegável a forma como o mundo será destruído e todos quantos preferiam viver agarrados à ele, como devemos viver? Ele completa: “Deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”.

Claramente o conselho do Apóstolo é que analisemos com muito cuidado, racionalmente, porque são as nossas escolhas que definirão o nosso destino. Incluindo-se no grupo dos que escolheram o lado de Deus, ele afirma: “Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça”.

Sabendo que somos pecadores, não merecedores da Graça, é importante saber que, todas as promessas de Deus, nos serão dado como presente; a única coisa que precisamos fazer é somente aceitar. O preço já foi pago na cruz. Nossa vida de obediência será somente nossa resposta de amor (João 14: 15).

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *