Eficiência e Eficaz

GÊNESIS 4: 3 – 7.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR”.

Em sua opinião qual a diferença entre EFICIÊNCIA e EFICAZ? Há alguma?

Recentemente ouvi uma pequena reflexão chamando a atenção para estas duas palavras. Parei um pouco pra pensar sobre elas e tentei encontrar nas Escrituras algum personagem que pudesse ilustrar nos dar uma ideia mais clara sobre os sentimentos que exalam dessas palavras.

Pensei então nos dois primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel. Ao relembrar alguns detalhes dessa história podemos entender e distinguir essa diferença, bem como também ver sua importância.

Veja: Caim e Abel, filhos dos mesmos pais, a mesma criação, mesma educação, mesmo conhecimento de Deus, cresceram juntos e tiveram as mesmas oportunidades. No entanto fizeram escolhas completamente diferentes que os levaram para caminhos totalmente opostos.

Caim escolheu cuidar da terra, plantar e colher. Enquanto que seu irmão, Abel, escolheu ser pastor de ovelhas. Cuidar dos rebanhos.

Ambos conheciam a profecia de um Messias. Alguém que nasceria com o propósito de resgatá-los da condição em que viviam. Por causa da escolha dos pais, nasceram fora do Jardim do Éden; eram pecadores e como tal e, como tal, pesava sobre eles uma condenação. Mas, sabiam que poderiam confiar no Deus Criador e pela fé poderiam exemplificar o que Ele faria para resgatá-los. Somente através da morte de um animal puro, sem defeito, poderiam demonstrar essa fé no Salvador vindouro.

Abel desenvolvera uma confiança infantil no Criador e buscava fazer Sua vontade. Caim, ao contrário, desenvolveu um caráter arredio, questionador, impulsivo e independente. Sabia que precisava levar uma oferta para Deus. Uma oferta que simbolizasse sua fé e dependência, mas não era esse o seu desejo.

Decidiu então apresentar sua oferta daquilo que melhor conhecia, de sua produção. Escolheu o melhor que tinha e apresentou a Deus como oferta. No entanto não era aquilo que Deus esperava e havia pedido. Aquela oferta não tinha significado e não representava nada, a não ser sua independência e espírito arredio. A oferta, então era uma afronta a Deus, pois era o oposto que lhe fora requerido. Apesar de toda sua eficiência em escolher e fazer o seu melhor, não era o que Deus esperava dele.

Abel, por sua vez, escolheu apresentar a Deus um cordeiro, sem defeito, conforme o que aprendera de seus pais e através da qual mostrava sua gratidão e dependência ao seu Deus. Abel, em sua humildade, simplicidade e obediência foi eficaz.

Devemos ter muito cuidado em nossas escolhas quanto à salvação. Deus tomou algumas providências quanto à nossa maneira de viver. Relacionamentos, alimentação, religião, adoração. Tudo em nossa vida, podemos encontrar nos conselhos e orientações de Sua Palavra. Podemos ser eficientes como Caim.  Podemos fazer o nosso melhor para DEUS, sermos sinceros e verdadeiros em nossas intenções. Porém, toda eficiência do mundo pode não agradar a Deus se o que fazemos não for conforme Sua vontade. Quando escolhemos fazer o que Deus nos orienta em Sua Palavra, por simples ou estranho como possa parecer, pode ser muito mais eficaz, pois resolve de uma vez por todas.

É sempre muito bom ter certeza se estamos sendo eficazes ao escolher o que Deus escolheu. Ou, apenas eficienteao escolhermos aquilo que é mais conveniente para nós. A vontade de Deus ou do homem, o que é mais importante pra você?

Estude mais as Escrituras e tenha esta certeza!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *