Economia do Ceará cresce 1,03% em novembro do ano passado ante 2017

atividade econômica do Ceará registrou alta de 1,03% em novembro de 2018, na comparação com igual período de 2017. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional – Ceará (IBCR-CE), divulgado na sexta-feira (15), pelo Banco Central, no acumulado de janeiro a novembro, a atividade cearense cresceu 0,98%.

Apesar dos resultados positivos, a economia do Estado recuou 0,59% de outubro para novembro do ano passado.

Já a atividade econômica da região Nordeste recuou 0,1% no trimestre encerrado em novembro, ante o trimestre finalizado em agosto. Segundo o Banco Central, “a atividade econômica mostrou relativa acomodação nos últimos meses de 2018, após recuperação dos impactos negativos da paralisação do setor de transporte rodoviário de cargas”.

“O BC pontuou ainda que o desempenho econômico do Nordeste “tem sido o menos consistente entre as regiões, com resultados da indústria e do comércio situando-se abaixo da média nacional, tanto no ano quanto nos meses mais recentes”.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica.

Por Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *