Confissão !

I JOÃO 1: 9.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Há alguns passos que devemos dar em direção a Cristo, se queremos o perdão de DEUS.

Na resposta de Paulo e Silas ao Carcereiro, afirmaram: “Crê no SENHOR Jesus e serás salvo tu e tua casa”. Atos 16: 31. Então precisamos entender que para sermos salvos nada além da fé tem qualquer utilidade.

Salvação implica em perdão. Considerando que todos somos pecadores, e destituídos da glória DEUS (Romanos 3: 23), certamente todos precisam do perdão de DEUS!

Uma questão intrigante é: Todos dizem ter fé! Todos afirmam acreditar em DEUS. Consequentemente, todos estariam salvos, entendendo que somos salvos somente mediante a fé em Jesus, ou, apenas crendo n’Ele.

Conforme afirma o Apóstolo Tiago: “Até os demônios creem e tremem”. Tiago 2: 19. Então chegamos a um impasse: Se formos salvos mediante a fé, ou seja, por crer em DEUS, então os demônios também estariam salvos? É óbvio que não! Como entender então? Simples, o que Tiago está informando, e que se harmoniza com toda a Escritura, é que existem dois tipos de fé e, naturalmente, uma é a fé verdadeira.

Fé verdadeira é aquela que é visível através das obras (atitudes, ação, obediência); é aquela que leva o pecador ao arrependimento, à conversão, à confissão, à mudança no estilo de vida e à obediência por amor.

Certamente os demônios creem em DEUS! E como não creriam? Eles O conheceram pessoalmente, foram criados diretamente por Ele na condição de anjos perfeitos e sem pecado! Viveram tempo sem conta no céu! Eles creem sim, o problema é que escolheram não se submeter a Ele, não obedecê-lo. E é exatamente isto o que diferencia a fé entre as pessoas. Há aquelas que acreditam em DEUS e se dizem cristãs; que professam toda fé do mundo, mas não têm o mínimo desejo de se submeter a Ele. Não reconhecem Sua Palavra e Sua Lei como autoridade suprema e norma de fé e prática. Não querem nenhum compromisso com Ele. Sobre isto falou o próprio Jesus, citando o profeta Isaias, ao que Mateus registrou: “Hipócritas! Bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Mateus 15: 7 – 9.

Este povo honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim”. Sua adoração consiste em seguir “doutrinas que são preceitos de homens”. Ou seja, fazer o que lhes apraz, o que lhes é conveniente. Adaptar a Palavra de DEUS às suas conveniências, ao invés de se adaptarem à Palavra de DEUS! Este tipo de fé, na Bíblia, chama-se fé dos demônios. Fé sem compromisso, fé sem submissão, sem dependência de DEUS.

A fé verdadeira nos arremete à total dependência ao Salvador; a um compromisso de sincera dependência e amor que nos leva a obedecê-lo sem questionar e em humilde confiança, como de uma criança para com seus pais.

 Somos salvos pela fé. Mas entenda, não é a fé que nos salva! Jesus, mediante seu sacrifício na cruz é quem nos salva. A fé é apenas o meio pelo qual aceitamos o perdão oferecido por Ele. A fé é a firme convicção e a confiança absoluta naquele que fez tudo por mim e por você, que nos deu novas perspectivas de vida e esperança em um futuro melhor.

Essa convicção e confiança motivam-nos a fazermos mudanças no estilo de vida; na maneira de ser, falar, vestir, alimentar e viver. É por isso que a fé verdadeira é viva e através dela podemos dar todos os passos que nos levam a um relacionamento verdadeiro com DEUS.

Arrependimento, conversão, confissão e batismo são consequências inevitáveis que se seguem após o encontro com Cristo e que dão início a um novo começo, uma nova vida!

Confissão é muito mais que apenas confessar pecados. É confessar o nome de JESUS; reconhece-lo como SENHOR E SALVADOR, em todos os momentos da vida; é não negá-lo, nem diante de DEUS nem dos homens!

Mas, confissão também é confessar pecados, erros e faltas, de forma vertical e horizontal. Vertical, quando pecamos contra DEUS, transgredindo Seus mandamentos e Sua expressa Palavra: “Está escrito”. Neste caso, não adianta pedir perdão a sacerdotes, pastores, familiares ou amigos. Pecado contra DEUS somente DEUS perdoa.

Horizontal, quando falhamos de alguma forma com nossos semelhantes, então devemos confessar e pedir perdão a quem ofendemos. Lembrando que, quando ofendemos aos semelhantes, também ofendemos a DEUS. Então para que DEUS nos perdoe, precisamos, antes, pedir perdão a quem ofendemos. Na oração modelo ensinada por Jesus, Ele ensina: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.  Mateus 6: 12.

Alguns anos atrás, dizia, o então, orador da Voz da Profecia, Pastor Neumoel Stina, mais ou menos assim: “O perdão é como uma avenida de mão dupla: Quando perdoamos aos nossos devedores, Deus nos perdoa por nossas ofensas. O perdão que vai, é o perdão que vem”.

No plano da salvação pela fé, a confissão é um passo importante, pois demonstra humildade, dependência e confiança no DEUS do perdão.

Hoje não seria uma boa oportunidade para iniciar a caminhada com Cristo? Estes são os primeiros passos: Estudo das Escrituras, fé, arrependimento, conversão, confissão, perdão e batismo.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *