Como identificar um falso profeta

I João 4: 1.

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora”.

Um dos grandes sinais do tempo do fim é a aparição de falsos profetas. Jesus nos aconselha a ter cuidado para não sermos enganados, porque fariam tão grandes sinais, e prodígios, capazes de enganar até os eleitos, se possível (Mateus 24: 24). Quando o próprio SENHOR Jesus, instruiu assim, é porque não seria fácil de serem identificados.

O Apóstolo João faz um pedido: “Amados não deis crédito a qualquer espírito”. Esta menção é interessante, porque nos leva a refletir sobre a real fonte, por trás de cada ação dos profetas, especialmente ao referir-se ao tempo do fim, pois a aparição de falsos profetas realizando grandes sinais, facilmente confundiria aos mais frágeis na fé, com pouco ou nenhum conhecimento das Escrituras.

Como fonte de inspiração, está algum espírito. De Deus, ou não! Mas como identificar qual espírito, ou qual a procedência da inspiração do profeta?

Não poderá existir um falso, sem que haja um verdadeiro. Se haveriam falsos profetas, logicamente também existiriam verdadeiros. A questão é: Como identifica-los?

João dá a fórmula: “Antes, provai os espíritos se procedem de Deus”. Precisamos conhecer as características de um verdadeiro profeta, para então, identificarmos os falsos, quando aparecerem. Não se identifica uma nota falsa sem conhecer bem a verdadeira!

  1. Os verdadeiros profetas aceitam a ENCARNAÇÃO de Cristo – I João 4: 2.
  2. Manifestam FRUTOS em sua vida: “Pelos seus frutos os conhecereis” – Mateus 7: 15-23.
  3. Cumprem-se as suas PREDIÇÕES – Deut. 18: 21-22.
  4. Vivem em conformidade com a Bíblia e a LEI de DEUS – Deut. 13: 1-3; Isaias 8: 19-20.
  5. Suas visões são acompanhadas de fenômenos físicos – Daniel 10: 7-10.
  6. Devem apresentar todas as características.

Conhecendo as Escrituras, pesquisando-a com sinceridade, conheceremos a vontade de Deus e reconheceremos os Seus profetas. Os falsos apelam para as emoções, os verdadeiros profetas, para a razão. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8: 32.

Por Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *