Arrependimento e conversão !

ATOS 3: 19 – 20.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do SENHOR, venham tempos de refrigério, e que envie Ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus”.

O mundo tem vivenciado os problemas causados por uma pandemia sem precedentes. Já contam milhões de pessoas infectadas e milhares de pessoas que perderam a vida, em todo o mundo.

São muitas as conjecturas com relação a possíveis remédios que podem tratar essa enfermidade que caiu de paraquedas e tomou conta da atenção do mundo todo. Talvez os remédios sejam fáceis, talvez não sejam. Muitas pessoas foram curadas, porém, outras não.

O mundo também sofre de outra enfermidade, muito mais grave, da qual ninguém escapa. Todos estão infectados e a consequência fatal é a morte eterna.

A boa notícia é que para esta doença chamada pecado, já existe vacina. Jesus doou todo o Seu sangue para vacinar a humanidade. O nome desta vacina chama-se PERDÃO. Ele está agora disponível a todo ser humano, sem exceção. Não importa se bom ou mau, se dependente químico, ou dependente de álcool, ou se criminoso, ou se é uma pessoa boa que nunca fez mal a ninguém. Todos precisam da vacina PERDÃO e ela está disponível a todos.

A questão é que só há um médico que pode receita-la, aplica-la e curar esta doença. A condição também é única: É necessário ir ao Médico Jesus Cristo e aceitar a aplicação da vacina. O tratamento é individual, é pessoal, espontâneo e requer um tratamento especial.

Essas duas palavras são fundamentais no início do tratamento da doença chamada PECADO: Arrependimento e conversão. O que isto significa?

ARREPENDIMENTO: Há pelo menos duas maneiras de entender seu significado:

  1. REMORSO: “Inquietação, abatimento da consciência que percebe ter cometido uma falta, um erro; arrependimento, remordimento”. Dicionário Google.

Remorso é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral que obedecem. O remorso é mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo. Ao mesmo tempo sugere um grau de resignação o que atribui ao remorso certo grau de dignidade”. Wikipédia.

O remorso é na verdade, um grande sentimento de culpa e vergonha pelos erros cometidos. Mas o remorso não causa mudanças, não transforma o caráter, não muda de atitude. Causa dor e sofrimento à pessoa que se sente culpada, mas não é arrependimento.

  • ARREPENDIMENTO: O que é arrependimento no sentido bíblico?

A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução”.
Arrependimento – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A melhor maneira de entender a diferença entre arrependimento e remorso, é através de exemplos práticos. Nas Escrituras encontramos muitos exemplos. Citaremos os dois mais conhecidos:

  1. JUDAS ISCARIOTES- Mateus 27: 3 – 5.

Judas, movido de interesses pessoais, intencionado de fazer Jesus declarar-se rei, e, possivelmente interessado em ser o “salvador da pátria”, desejoso de reconhecimento pela ascensão de Jesus ao trono de Judá, mas também movido pela desonestidade e deslealdade ao Mestre, foi até aos sacerdotes e líderes da nação se oferecendo para trair Jesus. A história confirma que o tiro saiu pela culatra. Nada aconteceu como o planejado. Quando viu a tolice que havia feito e reconhecendo o seu erro, tentou concertar devolvendo o dinheiro da traição, mas a devolução não foi aceita. Judas entrou em pânico, pois viu que Jesus seria morto e Ele não estava fazendo nada para livrar-se das mãos de seus algozes. O texto diz que Judas tocado pelo remorso, tentou resolver o problema, primeiro com a tentativa de devolução do dinheiro e, segundo, suicidando-se. Seu remorso e sua vergonha foram tão grandes que não viu alternativa, senão, tirar a própria vida. Judas não mudou de atitude, não se arrependeu e não se converteu. Pagou com a vida o preço de sua desonestidade, porque não estava disposto a mudar de atitude, de se humilhar e pedir o perdão daquele que só estava esperando por isso, e a história seria outra.

  • PEDRO- Mateus 26: 74 e 75; Lucas 22: 60 – 62.

Pedro também negou a Jesus, e o fez por três vezes seguidas, como o próprio Jesus havia lhe antecipado. Quando Pedro percebeu o que fizera, e os seus olhos cruzaram com os do Mestre, ele sentiu uma pontada no coração. Aquela, quando você percebe que ofendeu a pessoa que mais você ama! Pedro sentiu vergonha, desejou enterrar a cara num buraco, sair correndo e desaparecer! Mas, Pedro não tentou resolver o problema sozinho. Arrependido, chorou amargamente, extravasou seu sentimento de amargura e dor por ter ferido o coração de DEUS com sua negação e traição. Pedro superou e decidiu entregar sua vida a Jesus e a depender completamente dele. Foi perdoado e tornou-se um ícone entre os apóstolos e cristãos de todos os tempos.

Eis a grande diferença entre remorso e arrependimento. Enquanto um fica remoendo seus próprios infortúnios, mas continua do mesmo jeito ou pior, o arrependido, por outro lado, se arremessa aos pés de Cristo em busca do perdão e da conversão.

O arrependimento é o sincero reconhecimento de sua própria condição pecaminosa e o desejo de mudança. A conversão é o arrependimento na prática, é a mudança de direção, de rumo, é a transformação. Isto não, obrigatoriamente, acontece em um só momento. Pode levar uma vida, mas uma vida de crescimento e transformação.

A fé verdadeira é aquela que conduz ao arrependimento, à conversão, à confissão, ao estudo das Escrituras, e, consequentemente ao batismo e ao perdão.

Não seria muito oportuno buscar hoje de DEUS, o verdadeiro arrependimento e conversão? Ele está só esperando por você e, certamente virão “os tempos de refrigério pela presença do SENHOR”! Atos 3: 20.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *