Tartaruga marinha é encontrada morta e coberta por material semelhante a piche em praia de Fortaleza

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na praia da Sabiaguaba, no litoral de Fortaleza, na tarde do último domingo (1º). Conforme o Instituto Verdeluz, o animal estava coberto por uma substância escura, pegajosa e com forte odor, semelhante a piche (asfalto líquido).

Integrantes do Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas (GTAR) recolheram a tartaruga. A necrópsia do cadáver encontrou amostras da substância nas narinas e no esôfago do animal. O Grupo busca um laboratório parceiro para realizar o exame do material coletado.

A necrópsia do cadáver encontrou amostras da substância nas narinas e no esôfago do animal. — Foto: Divulgação/ Instituto Verdeluz

“O Verdeluz expõe aqui sua indignação acerca do ocorrido e destaca que irá tomar as providências cabíveis, uma denúncia formal para investigação sobre o caso e continuará pautando tais assuntos nos locais de construção de políticas públicas e cobrança por respeito e aplicação das Leis Ambientais”, ressalta o Instituto.

O grupo também destaca que Sabiaguaba abriga espécies animais até mesmo ameaçadas de extinção, como o boto-cinza, o peixe-boi e a tartaruga marinha, “o que torna ainda mais necessário e urgente confirmar a origem e natureza dessa substância”, alerta.

Outro relato

Em julho deste ano, moradores identificaram piche de asfalto em frente ao Parque Bisão, na Beira-Mar de Fortaleza. Na época, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou as chuvas do período acabaram levando o material, que estava no canteiro de obras de requalificação da praia.

G1 Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *