Rápida Reflexão Sobre Nunca Ser Santo O Suficiente!


 

 

 

Sendo amorosamente direto: Saiba que o tempo para santificação é já! Agora!

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 
Efésios 1:4

Então: Somos todos chamados a sermos santos. Separados à Deus! Todos!

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

1 Pedro 1:15-16

E não é este chamado direcionado a um grupinho com super-poderes como em um filme americano da Marvel. Pessoas comuns são recrutadas à serem santas.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; 
prova-me e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau
e guia-me pelo caminho eterno.

Salmos 139:23-24

Não super seres. Mas eu, você, cada um de nós!

Para que ao manifestar da santidade em seres imperfeitos, reconheça-se a Glória em e de Deus!

Todos são chamados a cultivar a Santidade recebida.

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 
1 Coríntios 1:2-3

Sem ela não há como estar diante de Deus de modo e maneira determinantemente possível.

14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Hebreus 12:14

E nós jamais seremos tão bons para estarmos diante de Deus porque somos o que somos: Miseráveis sedentos das Misericórdias do Pai!

Graças a Deus por isto, porque:

  • Isto atesta em nós a mais absoluta dependência de Deus para sermos Santos,
  • Isto nos revela como exímios potenciais decaídos eternos pecadores,
  • Isto nos demonstra a total e irrestrita necessidade da ação de Deus em nós para uma transformação concreta, viva e real,
  • Isto nos mostra que a ação santificadora é do Alto. Vem pelo Espírito Santo que nos convence do Pecado, da Justiça e do Juízo,
  • Isto nos torna como Servos e faz de Deus o Senhor,

Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

Romanos 6:22 

  • Isto nos ensina que a Santificação através de Deus é diferente da mental assepsia Filosófica Humana que não nos leva para o céu, apesar de nos tornar seres sociais mais dóceis no trato comunitário,
  • Isto prova que a Santificação nossa por nós é trabalho limitado e recluso ao contexto desta existência material, pois não transcende ao coração do Pai,

Compreendamos que, mesmo chamados À Santidade, por nós, nunca seremos santos.

  • O que há em nós que nos santifique ? Justifique?
  • Que deseje santidade?
  • Qual pecador que diz: “-Não, segunda-feira começarei meu regime de santificação?”
  • Quem está afundado no charco, no lamaçal das infernais ,delicias do pecado não quer parar porque ali é seu lugar de predileção coerente com sua natureza degradada.

Por nós próprios não, jamais desejaremos ser santos! Se Deus não nos tornar santos, jamais seremos. E quando falo assim, me refiro a suficiência de santificação para nos justificarmos diante de Deus.

Que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.

2 Timóteo 1:9

O Homem natural jamais quer ser santo! O desejo por santidade não é presente no Homem carnal! Deus muda tudo isso:

Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. 
João 17:18-19

Pois Deus é que nos torna santos!

Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. 
Levítico 20:8

 Sendo mais simples com as palavras: Muita gente diz: “Não sou santo suficiente para um encontro com Jesus!”

  • Na verdade, nós jamais seremos santos para estarmos salvos! (SE DEUS NÃO AGIR)
  • Somos depravados e delinquentes filhos de Adão que sem a ação de Deus, jamais nos tornaríamos salvos!
  • Mas seremos novas criaturas, filhos de Deus através de Cristo,

Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos. 
Hebreus 2:11

  • Mas no momento em que se faz renegada por ausente a ação divina em nós, voltamos a ser piores do que jamais fomos!
  • A maravilha em nós não é nossa, pois vem do Alto!

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. 
1 Coríntios 6:11

Não cometa a insana imprudência de estar esperando ser bom o suficiente, santo o suficiente para encontrar Jesus! Não faça a vontade do inimigo de nossas almas, exercendo uma louca soberba que custará sua Salvação, se você não se arrepender e assumir que é deficiente e se faz carente de resgate pelo sangue de Jesus!

Santidade em Deus, não é atestado humano de trabalho devotado pelo Homem. Para o Homem. Pelo Homem. Santidade é separação para trato. Separação para renovo. Separação para salvação.

E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26

E quem separa é Deus no Seu modo pessoal de didática que permeia nossa existência norteando-nos pela Sua Palavra!

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17

Guiando-nos sob Sua vontade instrutora!

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. 
1 Pedro 1:14-16

Nós nunca seremos santos. Mas então chega Deus e nos faz santos. Separa-nos e quebrando o vaso desonrado, nos torna vasos de honra!

Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 2:20-21

Nós nunca seremos santos. Porém chega Deus e faz como ELE quer! E tudo se faz novo! E nos santifica. E nos recria, do nada (ingratos pecadores que somos!)

Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas. 
Hebreus 10:10

Nós nunca seremos santos. No entanto Deus, pela Sua Palavra, verbaliza que ELE faz como ELE anseia!

E somos eternamente gratos por isso. Pelo resgate que está além de nossas capacidades!

porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. 
Hebreus 10:14

Do joio para o trigo, pela ação de Deus!

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9 

Jamais esqueça: Nós nascemos destinados À Perdição Eterna. Nossa condição pecaminosa é sentença professada desde o Éden! Cristo é que é o resgate deste infortúnio determinado! E nós jamais estaremos prontos para esta Salvação. A Misericórdia de Deus é que nos prontifica, qualifica, habilita! Sua misericórdia nos salva de nossa decadência natural.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 
Gálatas 5:19-25

Nossa santificação é algo tão espetacular que me faz lembrar a Encarnação de Deus! Realidades próprias, cada qual dentro de seu próprio aspecto teológico, mas que são e estão para além da compreensão humana que esgote explicação de sentido.

Quem como Deus senão o próprio Deus?

Resta-nos a prudência de aceitar a santidade que Deus nos agracia!

Deus lhe abençoe!

Bom dia!

Autor: Jessé Vitorino da Silva Júnior

Teólogo. Pós-Graduado em Ciências da Religião.

Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *