Pesquisa aponta nível de poluição na qualidade da água do Rio Jaguaribe

Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) alertam para a qualidade da água do principal manancial do Rio Jaguaribe, em Tabuleiro do Norte. Segundo levantamento, os resultados parciais das coletas realizadas na localidade de Passagem Molhada trazem um alerta sobre a poluição do curso d’água.

“Nós temos resultados parciais referentes ao período de estiagem, que têm demonstrado pra gente alguns parâmetros elevados, principalmente, em relação à condutividade, o que indica também um pouco de poluição. A gente tem observado que é um local utilizado para banho, mas também as pessoas se alimentam lá dentro, é um espaço usado pra lavar carro e moto”, explica o coordenador da pesquisa, professor Marcelo Távora.

As atividades de pesquisa iniciaram no último mês de agosto. Durante 12 meses, com intervalo de 30 dias, os pesquisadores vão colher amostras de água do Rio Jaguaribe, com a finalidade de apontar se os locais apresentam água própria para uso humano e de verificar as condições ambientais visando a manutenção do ecossistema. Até o momento, já foram realizadas quatro coletas. Os pesquisadores estão verificando a temperatura da água, o pH, a condutividade, a turbidez e o nível de oxigênio dissolvido. Os testes laboratoriais são realizados no Laboratório de Saneamento Ambiental do IFCE, campus Limoeiro do Norte.

Conforme o estudante Juliano Costa, um dos responsáveis pela pesquisa, a Passagem Molhada foi escolhida por atrair um público considerável de banhistas e visitantes. O local fica no limite de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, e tem como via de acesso a rodovia que interliga os dois municípios. “É uma área de lazer, onde as pessoas tomam banho e se alimentam. As pessoas também pescam e realizam a coleta de água”, constata.

Por: cn7.com.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *